terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Governo ensina diretores de escolas a poupar dinheiro

A reunião do governo do Estado com cerca de 600 diretores de escolas da rede estadual, nesta tarde, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, foi pautada principalmente por medidas para evitar desperdício de dinheiro público e combater possíveis irregularidades. Mato Grosso do Sul possui 366 escolas estaduais.Após fazer um histórico das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, mais recentemente com a crise mundial e com o subfaturamento por parte da Petrobras em 2009 no preço pago pelo gás natural, o governador André Puccinelli orientou os diretores a serem “parceiros” do governo e evitarem gastos desnecessários.Segundo Puccinelli, cada aluno deverá receber um kit, com duas camisetas. Ele orientou os diretores a devolverem as camisetas que sobrarem para que sejam devolvidas à empresa fabricante, o que refletirá em economia aos cofres públicos.Ele também reafirmou que irá criar uma junta médica comandada pelo assessor especial na Casa Civil Celso Ianaze e tendo a participação dele mesmo (governador), para fiscalizar os atestados médicos apresentados pelos servidores públicos, sejam administrativos ou professores. Para Puccinelli, 90% dos atestados por LER (Lesão por Esforço Repetitivo) são falsos. Além disso, a secretária Nilene Badeca orientou os diretores a sempre apagar as luzes das quadras esportivas quando não estiverem em uso e a fazer todo esforço possível para evitar gastos desnecessários. Segundo o governador, essas economias poderão ser revertidas em benefício da população.

Caixa paga adicional do FGTS; em MS 144 têm direito

A partir do dia 12 de fevereiro a Caixa Econômica Federal começa a pagar créditos adicionais a trabalhadores que optaram pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço antes de 23/09/1971 e que ainda não tiveram a correção das taxas de juros referentes ao período. Em Mato Grosso do Sul são 144 trabalhadores que têm direito a receber a diferença. Os titulares de contas vinculadas podem obter informações e acessar o formulário Termo de Habilitação disponível no site www.caixa.gov.br, opção “download” e também no sítio www.fgts.gov.brPoderão ser beneficiados com os créditos adicionais os trabalhadores que possuam conta vinculada do FGTS, com vínculo empregatício firmado sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até 22/09/1971; e que efetuaram opção pelo FGTS nos termos da Lei 5.958/73, com efeito retroativo à data anterior a 23/09/1971; e permaneceram no mesmo emprego, relativo ao vínculo alvo de aplicação da progressividade da taxa, por mais de 2 (dois) anos; e não tenham sido beneficiados com o crédito da aplicação da taxa progressiva em sua conta vinculada, por determinação judicial ou administrativamente; e o saque do saldo da conta vinculada, alvo de aplicação da progressão, tenha ocorrido em data igual ou posterior a 12 de novembro de 1979; e que assinem o Termo de Habilitação à Progressão da Taxa, na forma a ser estipulada pela Caixa.Os trabalhadores que ingressaram com pedido na justiça para correção das taxas de juros referentes ao período deverão desistir da ação para habilitação aos créditos.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

AS AULAS DO ESTADO NO INTERIOR COMEÇAM EM 18-02-2010

As aulas do ano letivo de 2010 foi tranaferida para 18/02/2010 pelo fato de que os municipios alegaram que devido a muita chuva as estradas estão com dificil acesso.
Com o adiamento do início das aulas nas escolas das cidades do interior do Estado, o calendário escolar da secretaria estadual de Educação precisou ser alterado e agora prevê como dias letivos seis sábados deste ano.São eles dias 20 de fevereiro,6 de março, 8 de maio, 19 de junho, 10 de julho e 7 de agosto. Na Capital as aulas começam dia 8 de fevereiro, mas nas cidades do interior somente dia 18. Em Dourados a prefeitura também decidiu não adiar o início das aulas, para que os alunos não precisem estudar no sábado.O adiamento foi necessário porque as fortes chuvas do início do ano provocaram aumento do volume de água dos córregos, destruindo pontes e dutos de transposição e impossibilitando o transporte dos alunos da zona rural para as unidades escolares onde estão matriculados.As escolas das cidades do interior precisam elaborar seus calendários escolar até sexta-feira, dia 5 de fevereiro e encaminhar à Coordenadoria de Normatização das Políticas Educacionais.