sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Meditação ajuda a proteger o cérebro de doenças psiquiátricas, diz estudo


Pessoas que têm experiência em meditação parecem ser capazes de “desligar” áreas do cérebro associadas a devaneios, transtornos psiquiátricos (como esquizofrenia) e autismo, segundo um novo estudo de imagens cerebrais feito por pesquisadores da Universidade Yale, nos EUA. O trabalho foi publicado esta semana na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
A capacidade da meditação em ajudar indivíduos a manter o foco no presente tem sido associada a maiores níveis de felicidade, destacou o principal autor da pesquisa e professor assistente de psiquiatria em Yale, Judson A. Brewer.
Entender como funciona a meditação pode ajudar na investigação de uma série de doenças, afirmou Brewer. "Essa prática tem se mostrado capaz de amenizar vários problemas de saúde, ao contribuir para que pessoas parem de fumar, lidem melhor com o câncer e até mesmo evitem a psoríase", enumerou o cientista.
A equipe de Yale realizou exames de ressonância magnética funcional em pessoas experientes e novatas na meditação, enquanto elas praticavam três diferentes técnicas de esvaziar a mente dos pensamentos.
Os pesquisadores descobriram que meditadores experientes tiveram uma redução da atividade em áreas cerebrais da chamada rede neural de modo padrão, que tem sido associada a lapsos de atenção e distúrbios como ansiedade, deficit de atenção e hiperatividade, e até acúmulo de placas senis na doença de Alzheimer.
A queda da atividade nessa rede, que engloba a parte medial do córtex cingulado pré-frontal e posterior, foi percebida nos participantes mais experientes, independentemente do tipo de meditação que faziam.
Os exames de imagem também mostraram que, quando a rede neural era ativada, regiões cerebrais associadas ao automonitoramento e ao controle cognitivo foram acionadas nos meditadores de longa data, mas não nos novatos. Isso pode indicar que os primeiros estão constantemente acompanhando e suprimindo o surgimento de divagações e pensamentos sobre si mesmos. Em formas patológicas, esses estados são associados a doenças como autismo e esquizofrenia.
Os participantes mais experientes fizeram isso durante a meditação e também quando estavam descansando. Isso indica que eles desenvolveram um modo padrão "novo", em que há uma maior consciência no presente e menos foco no "eu", ressaltam os pesquisadores. "A capacidade da meditação em ajudar as pessoas a permanecer no presente tem sido parte de práticas filosóficas e contemplativas há milhares de anos", disse Brewer. "Por outro lado, as marcas de muitas doenças mentais são uma preocupação com os próprios pensamentos, condição que a meditação parece atingir. Isso nos dá algumas pistas de como os mecanismos neurais podem atuar clinicamente”, conclui o autor.

Ingestão de vitamina B reduz estresse causado por trabalho, diz estudo


Aumentar a ingestão de vitamina B pode diminuir o estresse causado pelo trabalho. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália.
Inicialmente, a equipe de pesquisadores liderada pelo professor Con Stough analisou 60 pessoas em relação a personalidade, demandas profissionais, humor, ansiedade e tensão. Trinta e noventa dias depois de terem ingerido altas doses de suplementos de vitamina B elas foram reavaliadas. Uma parte dos participantes recebeu apenas placebo.
Stough afirma que, depois dos três meses de estudo, o grupo em que foi administrada a vitamina B apresentou níveis bem mais baixos de estresse relacionado ao trabalho do que no começo do experimento. "De fato, os participantes tiveram uma melhora de quase 20% em seus níveis de estresse", disse o pesquisador. Por outro lado, no grupo que recebeu apenas placebo nenhuma mudança foi observada.
A vitamina B, de acordo com Stough, pode ser encontrada em um elevado número de alimentos não processados, como carne, feijão e grãos integrais. "Qualquer coisa que a gente possa fazer para reduzir o estresse causado pelo trabalho é positivo, porque diminuindo o estresse também diminuímos os riscos de problemas de saúde, como doenças do coração, depressão e ansiedade", disse o pesquisador ao publicar suas conclusões. Agora, Stough afirma que mais pesquisas são necessárias para detectar os efeitos da vitamina B a longo prazo.

Pesquisa aponta causas de noites mal dormidas e consequências


Ter dificuldades para dormir e acordar no meio da noite devido a barulhos e outras distrações está se tornando cada vez mais comum. Os efeitos da falta de descanso adequado são outras noites mal dormidas, num circulo vicioso que prejudica a saúde. As informações são do site Female First.
Uma empresa inglesa de remédio para dormir pesquisou os hábitos de 3 mil pessoas e descobriu que em média as pessoas acordam duas vezes durante a noite devido a movimentos do parceiro, ronco, barulhos e também devido aos bichos de estimação, que têm autorização para subir nas camas. Outro dado revelado é que o tempo para pegar no sono é de 46 minutos, período informado por 40% dos entrevistados.
A pesquisa indica que há também um horário mais comum para acordar no meio da noite e perder o sono pensando que logo é preciso levantar para ir trabalhar: às 3h44 da madrugada. Preocupações com o trabalho e dinheiro são os temas mais comuns a ocupar as mentes dos insones e 16% culpa a cafeína e refeições pesadas à noite como as causas das noites conturbadas. "A pesquisa mostra que o sono é uma das primeiras funções do corpo atingida pelo estilo de vida agitado, excesso de trabalho e tem impacto sobre os níveis de energia e a disposição demonstrada durante o dia", disse Jen Tan, diretora da empresa ao site.
Metade dos entrevistados sente-se cansado o dia todo e 20% se pega cochilando em algum momento do dia. A repetição dos problemas à noite leva a um círculo vicioso que traz prejuízos à saúde. Isso porque o cansaço gerado pela falta de descanso não faz com que o corpo ceda a boas noites de sono. Acontece exatamente o contrário.
A diretora explica que as pessoas esperam compensar o dia tumultuado se jogando na cama para uma bela noite de sono, mas sem dar tempo para o corpo relaxar e se desligar da agitação. Um período de calma antes do sono é importante para a glândula adrenal, responsável pelo hormônio adrenalina, trabalhar menos. Também não colaboram para o descanso ir para a cama muito tarde e ficar assistindo à TV ou navegando na internet como formas de relaxamento. Esses hábitos são comuns a 60% e 20% dos pesquisados, respectivamente.
Ponto a Ponto Ideias

Governo divulga gabarito definitivo para professores


O gabarito oficial definitivo para o concurso para professor da Secretaria Estadual de Educação. Os candidatos podem entrar com recurso a partir das 7h do dia 17 até as 17h do dia 18 de novembro.
As questões podem ser conferidas na página quatro do Diário Oficial desta sexta-feira (25), segue o link: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO8075_25_11_2011.pdf

No geral, o consumo de gás naturaL no mês de outubro foi de 49,8 milhões de metros cúbicos. Se comparado ao mês de setembro deste ano, houve um crescimento de 3,76% no consumo de gás natural, em razão de um maior acionamento térmico.


O consumo de GNV (Gás Natural Veicular) diário foi de 5,507 milhões de metros cúbicos no mês de outubro. Se comparado ao mês de setembro, houve aumento de 0,79% no consumo diário.
Segundo dados divulgados pela Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), na comparação com o acumulado entre janeiro e outubro de 2011 e com o mesmo período de 2010, a comercialização no setor automotivo permaneceu estável.
Considerando as regiões, em outubro, a Sudeste foi a que apresentou o maior consumo médio diário de gás natural no setor automotivo, de 3,7 milhões de metros cúbicos, seguida pela região Nordeste (967,9 mil), Sul (697,6 mil), Centro-Oeste (42,2 mil) e Sul (4,4 mil metros cúbicos).
Geral
No geral, o consumo de gás naturaL no mês de outubro foi de 49,8 milhões de metros cúbicos. Se comparado ao mês de setembro deste ano, houve um crescimento de 3,76% no consumo de gás natural, em razão de um maior acionamento térmico.

A análise mostra que, na comparação entre os acumulados de 2010 e 2011, o consumo de gás do segmento industrial apresentou crescimento de 10,55%, saltando da média de 26,2 milhões para 28,9 milhões de metros cúbicos consumidos diariamente.
Também houve aumento no consumo das residências e do comércio, sendo 8,87% e 8,43%, respectivamente. Esses volumes só não se elevaram no consumo médio diário de gás natural no acumulado do ano, em razão da queda de 3,8 milhões de metros cúbicos, por dia, no despacho térmico.
 


Cantor sertanejo é internado em clínica de reabilitação


De acordo com o blog oficial do cantor sertanejo Renner, ele está internado em uma clínica de reabilitação, em Brasília, para tratamento anti-estresse, desde a última segunda-feira (21).
Segundo as informações, o cantor teve um crise depressiva enquanto comemorava seu aniversário, no sábado (19). O médico de Renner teria aumentado a dosagem de remédios que o cantor toma, mas a família teria decidido interná-lo, ao entender que ele já se encontrava em um ciclo vicioso.
Renner tem síndrome do pânico desde um acidente de carro sofrido em 2001, e faz uso de medicamentos, receitados pelo médico. O blog afirma ainda que o uso contínuo desses remédios causou dependência.
Também de acordo com o comunicado divulgado, a informação de que Renner foi internado pelo uso abusivo de drogas é errada. "Renner é avesso ao uso de drogas, pois acha que as drogas estão acabando com a juventude e as famílias do Brasil".
Os compromissos de divulgação da carreira do cantor por enquanto estão suspensos. Se tudo correr bem, ele voltará a realizar seus shows em dezembro, bem como dar continuidade à divulgação do CD Teu Sol.

Comandante da PM tem cabeça colocada a prêmio após ações


O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, está sendo ameaçado de morte e há informações de que elas também estão se estendendo a seus familiares. Na quarta-feira (23), logo após a deflagração da Operação Alvorada Voraz, várias ameaças foram feitas, por telefone, à casa do comandante.
Ontem, o alvo foi a mãe do coronel, que recebeu durante todo o dia ameaças, também por telefone. "Infelizmente, por questões de segurança, não posso revelar que outros tipos de ameaça minha família recebeu. Apenas, que não foram feitas só por telefone. Houve mais coisas", disse o oficial, ontem no fim da tarde, após ter participado de uma reunião com todos os comandos da Polícia Militar.
O encontro, pontuou, aconteceu para alertar os comandantes sobre a necessidade de passar todo tipo de informação que auxilie nas investigações para identificar policiais corruptos. Até ontem, o número de policiais militares presos chegava à 29, em decorrência das Operações Alvorada Voraz, Fumus Males e Holambra. "Não tenho dúvidas de que até o fim do ano, teremos mais prisões de policiais", aponta.
Todos os PMs presos são acusados de receber, ou mesmo cobrar, propina para facilitar a passagem de cargas ilegais – estas basicamente cigarros contrabandeados do Paraguai. Nas operações, também foram presas pessoas acusadas de organizar o esquema, entre elas, Alcides Carlos Grejianim, o Polaco, 51 anos – considerado o maior contrabandista de cigarros do Brasil, preso nesta quarta, em uma de suas propriedades em Eldorado, no sul do Estado.
 "Pouco mais de R$ 100 mil"
As três operações foram deflagradas em menos de 30 dias. Desde então o Departamento de Inteligência da Polícia Militar vem trabalhando com informações para identificar quem seriam as pessoas que fazem ameaças ao comandante, sua família e também contra o major Joilson Queiroz Sant’Ana, comandante da Polícia Rodoviária, que está sob escolta da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe), desde o início do ano.
"Chegamos a identificar até os preços cotados para tirarem as nossas vidas. A do major Joilson, valia US$ 100 mil e a minha, pouco mais de R$ 100 mil", disse o coronel. Também foi identificado que pistoleiros seriam contratados do Paraguai para executarem o serviço.
No entanto, ainda não há prisões. "É bastante provável que essas ameças vêm de policiais militares que estão sendo investigados ou que já estão presos. As datas das operações, e das ameaças, são muito coincidentes", destaca o coronel que está no comando geral da PM há dois anos e dois meses.
Todos os PMs presos estão custodiados no Presídio Militar e respondem criminalmente por corrupção ativa e passiva. Procedimento administrativo também foi aberto para apurar se eles continuam, ou não, na corporação.