segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Avião de passageiros pousa em aeroporto errado no Nordeste

Uma aeronave da companhia Azul, que fazia o trecho entre Fortaleza e Teresina do voo 9136, pousou no aeroporto errado. Em aproximação para o Aeroporto Senador Petrônio Portella, no Piauí, ele acabou pousando no aeroporto privado Timon/Domingos Rego, no Maranhão. O fato aconteceu neste domingo.
Segundo a companhia, os dois aeroportos estão separados por seis quilômetros de distância e o equívoco foi causado por uma falha operacional. Uma vez percebido o problema, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois Piauí. O atraso na chegada foi de 20 minutos em relação ao horário previsto.
Posteriormente, o voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo à São Luiz do Maranhão, Belo Horizonte e Campinas. Os possíveis fatores que contribuíram para esse evento estão sendo apurados pela Azul, segundo comunicado divulgado pela empresa.

Justiça Federal do Ceará anula 13 questões do Enem para todo o Brasil

A Justiça Federal no Ceará decidiu nesta segunda-feira (31) à noite anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em todo o país devido ao vazamento das perguntas antes da aplicação do exame. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia.
“Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento”, justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.
O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.
A solução defendida pelo MEC é que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. Mas o procurador da República Oscar Costa Filho pediu à Justiça que o Enem seja anulado – ou pelo menos as questões que estavam na apostila do Christus. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola.
As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

Dilma Rousseff diz que ex-presidente Lula está bem

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (31/10) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem após se submeter à primeira sessão de quimioterapia para tratar um câncer na laringe.
Segundo Dilma, Lula está bem disposto. “Saio contente porque achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o presidente Lula tem”, disse a presidenta, após visitá-lo.
Dilma chegou ao Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, por volta das 18h30, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também visitou Lula. A comitiva da presidenta deixou o Sírio-Libanês por volta das 20h
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, Lula começou o tratamento contra o câncer na laringe. No último sábado, o ex-presidente foi diagnosticado com um tumor, em fase inicial, de cerca de 3 centímetros e de agressividade média.
Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.

Deputado fluminense vai deixar o país por causa de ameaças de morte

O deputado estadual fluminense Marcelo Freixo (PSOL) deixará o país, depois de receber ameaças de morte de integrantes de milícias. Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembleia Legislativa do Rio, que investigou a atuação de grupos criminosos integrados por políticos, policiais e ex-policiais em comunidades do estado.
Segundo Freixo, ele resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. O parlamentar já vem sofrendo ameaças de morte desde a época da CPI, em 2008, mas, nos últimos meses, elas se intensificaram.
Apenas no último mês, segundo Freixo, ele recebeu sete ameaças de morte. “As ameaças estão se tornando mais fortes e há um retorno muito pequeno da Secretaria de Segurança. Ou seja, se estão ou não investigando. Tenho uma segurança, mas tem sido necessária a ampliação dela. Então, estou esperando algumas medidas”, disse.
O deputado não informou quanto tempo ficará na Europa, mas garantiu retorno ao Brasil. “Não posso dizer [nem] o tempo nem o local [onde ficarei], mas é um tempo muito curto”, disse.
Segundo Freixo, as ameaças não devem ser encaradas como um problema pessoal, mas sim como de toda a sociedade. Ele lembrou do assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares integrantes de milícias que atuam no Grande Rio, em agosto deste ano.
“Esse é um problema de todo o Rio de Janeiro. Aliás, é um problema nacional. Até que ponto nossas autoridades vão continuar empurrando com a barriga. Ou a gente enfrenta e faz agora esse dever de casa contra as milícias ou, como mataram uma juíza, vão matar um deputado, promotores, jornalistas. E, se esses grupos criminosos são capazes de matar uma juíza e ameaçar um deputado, o que eles não fazem com a população que vive na área em que eles dominam”, disse.
Segundo Freixo, apesar das dezenas de prisões feitas depois da CPI das Milícias, esses grupos criminosos estão cada vez mais fortes e dominam várias comunidades do estado, onde extorquem dinheiro de moradores e de comerciantes e controlam atividades como transporte alternativo, venda de gás e de ligações clandestinas de TV a

Fabricantes terão de reduzir substância cancerígena em refrigerantes

Fabricantes de refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos vão reduzir a quantidade de benzeno (substância cancerígena) das bebidas no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG). As informações são da Proteste Associação de Consumidores.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Ambev, a Coca-Cola e a Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em cinco microgramas por litro.
A presença do benzeno nas bebidas foi detectada em 2009 pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois após o MPF instaurar inquérito civil público para apurar o caso.
Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. Foram encontrados limites aceitáveis de benzeno no Dolly guaraná tradicional e light, na Fanta laranja tradicional, Sukita tradicional e no Sprite Zero.
De acordo com o MPF, a legislação brasileira, em especial o Código de Defesa do Consumidor, estabelece que os produtos colocados à venda no mercado não poderão trazer riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a fornecer as informações necessárias e adequadas a respeito.
Já que as bebidas testadas traziam ácido benzoico, era possível que algumas também tivessem benzeno, uma substância cancerígena que resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C.Estas duas substâncias juntas, sob certas condições de exposição à luz e ao calor, podem reagir e formar o benzeno.
Como não existe um limite fixado pela Anvisa para refrigerantes, a Proteste utilizou o parâmetro de água potável que é de 5 micrograma por litro. Como a OMS e as autoridades sanitárias estrangeiras e nacionais não estabeleceram um limite de benzeno para refrigerantes e sucos, considera-se que, no mínimo, deve ser adotado o mesmo limite utilizado para a água potável. As marcas reprovadas estavam acima desse limite.
O MPF também expediu recomendação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizasse os estudos necessários para determinar a concentração máxima, tolerável, da substância nos refrigerantes comercializados no país.
Enquanto isso, o MPF reuniu-se com os fabricantes para tentar uma solução amigável e definitiva, que pudesse proteger os consumidores. Desde o início, três deles, que representam quase 90% do mercado, dispuseram-se a acatar as orientações do Ministério Público.
Os fabricantes informaram que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light/diet, já que a presença do açúcar inibe a formação da substância. Disseram ainda que “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”.
UOL Ciência e Saúde

MPF denuncia Marcos Valério e esposa por lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte denunciou, nesta sexta-feira (28), Marcos Valério e a mulher dele por lavagem de dinheiro. Entre setembro e novembro de 2005, o Conselho Administrativo de Atividades Financeiras (COAF) registrou movimentações de dinheiro e contas de titularidade atípicas em nome da esposa de Valério e de uma empresa, que tem como sócios administrados os acusados. De acordo com o MPF, após investigações, foi feito o pedido de quebra do sigilo bancário dela e da companhia.
O MPF também informou que os recursos movimentados pelos denunciados tinham origem em contas que operaram o esquema do “mensalão”, operação de compra de apoio político do qual Valério é suspeito.
De acordo com o MPF, grande parte dos valores originou-se de depósitos em contas mantidas no Banco Rural e no Banco do Brasil. Ainda segundo a denúncia do ministério, as contas eram utilizadas para praticar os crimes financeiros do “mensalão”. O MPF também informou que, em depoimento, a mulher de Marcos Valério afirmou que o marido era o único responsável pela movimentação das contas.
O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, considerou absurda a ação do MPF de denunciar a esposa do cliente. De acordo com ele, a inocência dela já está provada em outros processos, reconhecendo que ela não teve atuação no caso.
Ainda segundo o advogado, Marcos Valério é vítima de perseguição, pois o caso “mensalão” envolve diversas pessoas e as denúncias do MPF se restringem ao acusado. O ministério esclareceu que todos os sócios foram denunciados e o nome de Valério é recorrente nas denúncias por ser o pivô do caso.
Fonte: G1 MG

Valor da passagem comprada com até 48 dias de antecedência pode cair 55%

A pesquisa divulgada pelo Néctar (Núcleo de Economia dos Transportes do Instituto Tecnológico da Aviação), realizada entre 2008 e 2010 com 2 milhões de tarifas, revelou que o preço da passagem quando comprada com cerca de 48 dias de antecedência cai em até 55%.
A pesquisa aponta que além de antecipar, o consumidor precisa planejar a compra com o desconto para que não desapareça nas remarcações. Deve ser avaliado com critério o período de embarque, que fica mais caro dependendo do mês e feriado.
O período mais alto é em dezembro, e pode aumentar em até 50% se a distância for superior a 2 mil quilômetros.
Entre os feriados, os com maiores preços são o Natal e Corpus Christi, quando preços majoram até 20% mais em relação aos demais. Também é caro no ano-novo e Tiradentes. De acordo com a pesquisa quanto maior o feriado, mais cara é a passagem para voar durante esse período. O passageiro que decide comprar a passagem no feriado e embarcar em outra data também tem desconto.
O vôo do outro dia do feriado já garante tarifa menor em 7%. Quem embarca nas férias porém, paga até 12% a mais.
Segundo a pesquisa do ITA, cada R$ 0,10 de desvalorização o real perante o dólar faz as passagens domésticas subirem 3,4%. Essa é uma questão que está fora do alcance do planejamento do consumidor e influência no preço das passagens aéreas.
Dicas para os passageiros
• Pesquise preços em feriados e períodos de baixo dólar

• Evite vésperas e dias posteriores a feriados

• Prefira os vôos de manhã, evite a noite. Porém dê preferências aos vôos corujões, quando existirem

• Procure horários que tiver mais opções das companhias aéreas

• Verifique se há opções em outros aeroportos e fazer a contabilidade dos tempos de percurso e de espera em terminal

• Quando os preços estiverem muito elevados reclamar junto à Anac

• Comprar com antecedência, mas evitar remarcar passagens.

Câncer que ataca Lula já matou dois de seus irmãos, revela médico

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu sua agenda de compromissos pelos próximos três meses por conta do câncer que ataca sua laringe.
A expectativa é que a cura da doença ocorra após um tratamento com duração de quatro meses, segundo Luiz Paulo Kowalski, um dos médicos da equipe do hospital Sírio-Libanês que cuida do ex-presidente.
Por conta dos efeitos colaterais do tratamento, Lula perderá o cabelo e também sua característica barba, que cultiva desde jovem.
O médico disse à Folha que o câncer do ex-presidente tem como causas o tabagismo (ele só parou de consumir cigarros há dois anos) e a herança genética. A doença levou à morte dois de seus irmãos.
Abalo
Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e professor da USP, examinou Lula na sexta-feira e no sábado. Segundo o médico, o ex-presidente sofreu um abalo ao receber o diagnóstico, mas depois mostrou "coragem".
"Foi o cigarro, não foi doutor?", indagou Lula, de acordo com o médico.
Ante a resposta positiva, o ex-presidente disse: "Então vamos fazer o que tem que ser feito", contou Kowalski.
No momento de deixar o hospital, no sábado, Lula chegou a brincar: "Posso comer uma picanha amanhã?".
Segundo o médico, o ex-presidente contou que na semana passada havia dito à presidente Dilma, em tom de gozação, que estava rouco e que tinha um câncer.
"O Lula acertou o diagnóstico. Merece um CRM [registro para atuar na área médica]", afirmou Kowalski.
Hoje cedo Lula inicia o tratamento de quimioterapia no hospital. Também sai hoje o resultado da biópsia a que ele foi submetido. As sessões de radioterapia começarão em dois meses e devem durar sete semanas.
Segundo Kowalski, o tratamento deverá levar à melhora gradativa da voz de Lula e a doença não deverá deixar sequelas nas cordas vocais.
Outro médico da equipe, o cardiologista Roberto Kalil Filho, visitou Lula ontem em São Bernardo do Campo.
Kalil Filho afirmou que o ex-presidente está tranquilo. "Ele está extremamente bem humorado e confiante e isso é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento".
Apesar da recomendação para descansar, a equipe médica avalia que ele retomará suas articulações políticas assim que se sentir melhor. O pior dia costuma ser o segundo, depois das aplicações.
Ontem, Lula passou o dia em casa, acompanhado de seus filhos e netos.

Itinerário entre Campo Grande, Dourados e São Paulo começa hoje

O novo itinerário entre Campo Grande, Dourados e São Paulo começa com voos diários a partir de hoje (31).
Os voos, realizados pela companhia Trip, terão os seguintes horários: saída do aeroporto Internacional de Campo Grande, às 10h30min, com chegada em Dourados às 11h20min; saída de Dourados às 11h40min e chegada em Presidente Prudente (SP), às 12h20min e saída de Presidente Prudente, às 12h50min e chegada em São Paulo (Guarulhos) às 14h05min.
A volta para Campo Grande terá o seguinte trajeto e horários: saída de São Paulo (Guarulhos) às 14h50min e chegada a Presidente Prudente às 16h10min; saída de Presidente Prudente às 16h40min e chegada em Dourados às 17h30min e saída de Dourados às 17h50min e chegada em Campo Grande às 18h30min.
A aeronave é um modelo ATR17, com capacidade para 68 passageiros. O primeiro voo já está praticamente lotado, informou a CTA (Coordenadoria de Transportes Aéreos).

Pré-candidato do PT diz vai contar com Zeca para pedir votos dos eleitores das classes C e D e com o senador Delcídio para conquistar eleitores das classes A e B.

O deputado federal Vander Loubet, pré-candidato à sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), disse, em entrevista ao programa Tribuna Livre, na FM Capital, que ‘exigiu’, em forma de pedido e apelo, que todas as lideranças petistas sejam candidatos a vereador, para ‘consolidar’ a sua campanha à Prefeitura de Campo Grande.
Entre os puxadores de voto de sua campanha, Vander citou a ex-primeira dama Gilda Gomes dos Santos e os ex-deputados Amarildo Cruz (que espera indicação para a superintendência do Ibama) e Pedro Teruel.
Vander disse que só aceitou ser candidato por unificar todas as correntes e embora Zeca do PT esteja melhor colocado nas pesquisas, o fato é que o desentendimento com Delcídio inviabilizaria a unidade do partido na campanha.
O pré-candidato do PT disse que no momento de pedir votos dos eleitores das classes C e D, terá Zeca ao seu lado. Se o eleitor for das classes A e B, o cabo eleitoral será o senador Delcídio do Amaral. Com essa tática o PT espera evitar constrangimentos de colocar os dois líderes petistas no mesmo palanque.
Alianças - Vander Loubet afirmou que em relação a alianças, a ideia é consolidar os 43% que a oposição teve na disputa em que Zeca concorreu, buscando o apoio do PDT e do PR.
Na entrevista ao programa Tribuna Livre, Vander antecipou pontos do seu discurso na disputa da Prefeitura da Capital em 2012, atacando o que considera gargalos – saúde, transporte urbano e trânsito.

PDT deve lançar candidatura para fechar grupo de oposição na Capital

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) vai reunir as sete correntes dentro do partido e os pré-candidatos a vereador no próximo dia 26 para decidir o futuro em Campo Grande nas eleições de 2012. Todavia, o presidente estadual do partido, Dagoberto Nogueira, adianta que o partido deve lançar candidatura própria.
Dagoberto explica que após a definição da candidatura o partido poderá articular as alianças, que tende a ficarem no campo da oposição, com o PP, PSB, PT e PC do B, todos da base de apoio da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). O presidente do PDT entende que os partidos da oposição devem fazer um grande grupo para se fortalecer, evitando a divisão:
"A divisão não é salutar. Não temos recursos para dois ou três candidatos. Precisamos concentrar forças em um único e que seja viável por conta dos recursos. A campanha hoje precisa de um bom marqueteiro e de programa de televisão”, explicou.
Dagoberto entende que a oposição precisa definir um candidato por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Neste entendimento, independente do partido, quem não estiver bem qualificado terá que abrir mão para o próximo, sem impor um nome.
Dagoberto analisa que o PT deu um grande passo ao escolher Vander Loubet como pré-candidato, tendo em vista que lhe considera forte e viável. Porém, defende que a oposição se reúna efetivamente. Caso contrário, o PDT não se sentirá constrangido em conversar outros partidos, inclusive com o PMDB.
“Se não tiver juízo e começar a fazer besteira teremos outra postura. Hoje não tenho dificuldade de conversar com o André Puccinelli (PMDB)... Não é uma forma de ameaça, mas não posso levar o PDT para uma aventura”, avaliou o pré-candidato.