sexta-feira, 23 de março de 2012

Uso diário de filtro solar, hidratação e limpeza contribuem para pele jovem


Ter sempre a aparência jovem e a pele esticada é o sonho de todas as pessoas. Para isso, elas recorrem a diversos tratamentos, produtos ou até mesmo cirurgias. O Bem Estar recebeu a dermatologista Dra. Márcia Purceli e o cirurgião plástico Dr. Pedro Vital para explicar esses procedimentos e dar dicas de como cuidar da pele do rosto.
O conceito de “esticadinha”, usado antigamente por médicos, já não é mais usado pelos cirurgiões plásticos porque atualmente as mulheres não esticam mais a pele, elas transformam as retas do rosto em curvas. E essa mudança é mais profunda porque é preciso mexer no músculo.
A pele envelhece junto com o ser humano. Os “fibroblastos", pequenas ferramentas que produzem o colágeno, chegam aos 30 anos de vida intactos, mas a partir daí começam a envelhecer e vão perdendo a força, produzindo menos colágeno, que é uma substância que dá firmeza à pele. Quando ele diminui, a pele fica mais flácida. É um processo normal da evolução humana, assim como a contração e relaxamento dos músculos da mímica facial, o que deixa a pele enrugada com o tempo.
Linhas e marcas de expressão podem virar rugas e pregas com o tempo porque os fibroblastos reduzem a produção de colágeno e com isso a pele perde parte da sustentação. A dica dos especialistas para deixar a pele jovem é protegê-la, hidratá-la e limpá-la diariamente. Em casos mais extremos como a cirurgia, é necessário cuidados antes do procedimento.

Angiotomografia permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias. Médico deve indicar se o paciente tem risco alto, moderado ou leve.


O Bem Estar desta terça-feira (20) mostrou como funciona o exame de angiotomografia de artéria coronária, um grande avanço da medicina, segundo os médicos. No estúdio, os cardiologistas Roberto Kalil e Luiz Francisco Ávila falaram sobre os benefícios da nova tecnologia e explicaram como ocorre o infarto.
Ao contrário dos exames funcionais como o eletrocardiograma de esforço, o ecocardiograma de estresse e os exames da medicina nuclear que só conseguem detectar a artéria com mais de 70% de obstrução, a angiotomografia fornece um diagnóstico precoce e permite ver claramente se há gordura ou cálcio acumulados nas paredes arteriais mesmo com 5% de obstrução.
O aparelho de tomografia computadorizada multislice é usado para fazer o exame e é uma tecnologia moderna que permite que o médico veja uma imagem 3D das artérias coronárias. O exame é feito com um tomógrafo (aparelho de Raio X) acoplado a um eletrocardiograma. O médico localiza o coração e injeta um contraste para que as artérias possam ser visualizadas num monitor.
A tomografia é muito rápida, leva cerca de 5 segundos para captar a imagem do coração do paciente com cortes milimétricos feitos em todo órgão. Os novos aparelhos têm 1 ou 2 tubos de Raio X e entre 256 a 320 detectores, que fazem em segundos cortes milimétricos na imagem. Este número é muito maior que outros tomógrafos, que chegam a ter somente uma ou duas fileiras de detectores, utilizados para radiologia geral. Essa rapidez também diminuiu a radiação do aparelho.

De olho em 2014, Puccinelli criará secretaria para Nelsinho no governo


Para pavimentar a permanência do PMDB no comando do Executivo estadual, o governador André Puccinelli (PMDB) confirmou, na manhã desta sexta-feira (23), criar secretaria para tirar o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) do “sereno” e garantir relação constante com todos os municípios sul-mato-grossenses.
“Faremos uma Secretaria de Desenvolvimento de Relações Interinstitucional Municipal para ele assumir”, disse Puccinelli, em evento na governadoria. Segundo ele, a missão de Nelsinho será receber as reivindicações dos prefeitos dos 79 municípios do Estado e articular com o governo para atender os pedidos.
Na reta final do mandato em Campo Grande, Nelsinho, pré-candidato a governador pelo PMDB, ficaria dois anos no “sereno”, ou seja, sem cargo público. Um dos planos dele para não cair esquecimento é encerrar com “chave de ouro” seu mandato.
Indagado sobre seu destino a partir de 2013, o prefeito afirma ter várias opções, uma delas, inclusive, seria assumir cargo no governo. No caso de não surgir a oportunidade, ele planeja voltar a atuar como médico urologista ou percorrer o Estado ministrando palestras sobre sua experiência no comando da maior prefeitura de Mato Grosso do Sul.
Além de Nelsinho, estão de olho na sucessão de Puccinelli a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) e o senador Delcídio do Amaral (PT).

A seis meses da eleição, governador afirma contar com o apoio de nove partidos a Giroto


Para afastar chances de debandada do arco de aliança do PMDB na sucessão da Prefeitura de Campo Grande, o governador André Puccinelli (PMDB) revelou, nesta sexta-feira (23), já contar com o apoio de nove partidos à pré-candidatura do deputado federal Edson Giroto (PMDB).
Segundo ele, além do PMDB, estão com o parlamentar o PR, DEM, PTC, PHS, PMN, PDT, PTdoB e PTB. DEM, PMN e PDT, no entanto, não oficializaram aliança com os peemedebistas.
“O PMDB não vai ficar sozinho”, garantiu Puccinelli. “Nosso partido e o PR já estão compostos, o PTB, o PTdoB e o DEM também anunciaram que vão ficar conosco”, acrescentou.
Questionado sobre a indicação do presidente regional do DEM, deputado estadual Zé Teixeira, de reproduzir aliança nacional e apoiar a pré-candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), o governador destacou que quem decidirá o rumo do partido na Capital será o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o vereador Airton Saraiva, principais lideranças da sigla na Capital. “Nos importa em termos de Campo Grande”, comentou Puccinelli sobre as lideranças democratas.
Em relação ao PMN, que cogita a pré-candidatura de Iara Costa à prefeitura, o governador indicou confiar no apoio do partido. “Eu tenho boa conversa com o bom valor chamado Iara Costa e com o Adalton Garcia (presidente regional do PMN) e creio que existe grande possibilidade de eles estarem conosco”, comentou.
Sobre o PDT, que neste sábado (24) ratifica a pré-candidatura de Dagoberto Nogueira a prefeito, Puccinelli disse que a fase de “namoro” com o partido já avançou para “algo com mais”.
Em 2008, na corrida pela reeleição do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), o PMDB entrou no embate com o apoio de 18 partidos. No total, nove sinalizam seguir outro rumo neste ano.

Governador diz que quem resolve exclusividade dos consignados com o BB é o STJ


Durante solenidade na tarde desta quinta-feira (22), o Governador André Puccinelli disse não ser problema dele resolver a questão da exclusividade dos empréstimos consignados do Banco do Brasil.
“Quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) definir, está definido”, disse. Enquanto isso, servidores estaduais que se sentirem lesados com o contrato de exclusividade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com o Banco do Brasil para a realização de empréstimos consignados deve fazer o pedido para negociar com outro banco e enviar à Governadoria.
Quando questionado a respeito de ter que aprovar cada pedido, de servidor em servidor e se não seria mais fácil ele resolver logo a questão, André ironizou. “Eu não. Cada servidor tem o direito de pleitear e o Superior Tribunal é que vai definir”.
Apesar da situação instaurada na Justiça, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) instaurou em agosto de 2011 um processo administrativo em desfavor do Banco do Brasil a fim de apurar práticas relatadas por servidores públicos e determinou, à época, a concessão de medida preventiva determinando a cessação da prática de exclusividade nos contratos de empréstimos consignados.
Em setembro, o Banco do Brasil ingressou com embargos alegando obscuridades e contradições na decisão. O Cade suspendeu a execução da decisão até julgamento dos embargos e, após análise do recurso do Banco, o Conselho decidiu em novembro pelo restabelecimento da cessação da prática de exclusividade.
Como o Banco do Brasil tinha direito a recurso voluntário contra a medida preventiva, o impasse sobre a exclusividade continua para os servidores públicos. O recurso será julgado em data a ser definida. Após o julgamento, o Conselho dará prosseguimento a fase de instrução do processo administrativo.