quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dicas: Acabe de vez com aquele mau humor que aparece pela manhã

Acordar cedo é um hábito saudável, que faz os dias renderem e abre espaço para uma lenta espreguiçada na cama, além de permitir um café da manhã balanceado seguido pela prática de exercícios físicos, enchendo as próximas horas de muita disposição e bem-estar. Para quem sofre de mau humor crônico logo cedo, nada disso apresenta a menor graça. Desfazer a cara amarrada e enfrentar mais um dia são esforços sem tamanho para muita gente, principalmente quando o sono precisa de ajustes. "Muitas vezes, o mau humor matinal está relacionado a uma noite mal dormida", afirma o médico Fausto Ito, da Associação Brasileira do Sono. "Mas nem sempre a insônia é a única responsável pelo problema, existem hábitos que podem ser evitados em nome de dias com mais disposição e menos rabugice".
Durma bem
Para acordar com disposição e bom humor, a primeira regra é simples: durma o que seu corpo pede. Sabe-se que nem sempre isso é possível, mas o bom sono é necessário. As horas de relaxamento contribuem para o bem-estar físico e mental. "Quem dorme pouco acaba ficando mais irritado, sente fadiga e dificuldade de concentração", explica a neurofisiologista Rosa Hasan, do Laboratório do Sono do Instituto de Psiquiatria, da USP.
Prepare o quarto
Como dormir bem e acordar disposto se o quarto não colabora? "Limpeza, conforto e organização são fundamentais para garantir o sono reparador. O ambiente precisa ter uma temperatura amena e permanecer silencioso, para que seu cérebro consiga repousar livre de estímulos ao redor", afirma Fausto Ito. O especialista também lembra que aparatos tecnológicos devem ficar longe da cama: "TV, celular, videogames e internet devem ser evitados pelo menos uma hora antes de dormir".
Fique longe do álcool e outros sedativos
Embora o álcool cause sensação de relaxamento temporária, ingerir álcool ou algum outro sedativo pode causar mau humor na manhã seguinte. "As bebidas alcoólicas e medicamentos sedativos, principalmente os benzodiazepínicos, atuam inibindo a ação do sistema nervoso central. As duas substâncias impedem que você passe por todas as fases do sono ao longo da noite, prejudicando o descanso", afirma Fausto Ito.
Crie um horário certo para acordar
Quando o seu organismo entende que há horário certo para acordar, todo o metabolismo é ajustado em torno desta programação. Fome, sede e disposição para se relacionar são disparadas para os momentos em que o ritmo do organismo já está mais acelerado. Dessa forma, você vai sentir sono por voltado mesmo horário e precisa respeitar essa vontade. Estresse, cansaço e irritação costumam ir embora após uma semana de reeducação.
Aproveite o sol
Os raios ultravioletas são um antídoto contra o mau humor. Estudo feito pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, mostra que viver em regiões com menor exposição solar, como o Alasca, agrava crises de depressão, um dos distúrbios de humor. "Isso acontece porque o sol inibe a melatonina, hormônio responsável pelo estado de sonolência", afirma Rosa Hasan. Experimente tomar sol logo ao acordar para passar o dia com mais disposição.
Relaxe antes de dormir
Quando a rotina do dia foi estressante, o ideal é relaxar antes de dormir - e não se jogar na cama. "Planejar tarefas para o dia seguinte logo antes de dormir traz ansiedade e preocupação. O ideal é organizar tudo com calma até 3 horas antes de ir para cama", afirma Fausto Ito. Ler, tomar um banho morno, diminuir a iluminação do quarto, utilizar técnicas de respiração e relaxamento ajudam a acalmar os pensamentos e descansar o corpo. A atividade física deve ser realizada de forma regular e com intensidade moderada, mas nunca perto do horário de dormir, porque seu corpo fica mais acelerado após o treino.
De olho na apneia do sono
Um dos males que podem estar por trás do mau humor matinal crônico é a apneia do sono, doença cujos sintomas são sono agitado, garganta seca ao acordar, engasgos durante a noite, sensação de sufocamento, irritação e desânimo ao acordar, mau humor e dor de cabeça pela manhã. Segundo Fausto Ito, que é especialista na doença, as interrupções da respiração provocadas pela apneia impedem que o sono tenha efeito reparador.
Espreguice o corpo antes de sair da cama
Alongar o corpo sem pressa, antes de deixar a cama, ajuda seu organismo a entender que é hora de espertar. Estique os músculos do pescoço, das pernas, dos braços e das costas. Aproveite ainda para bocejar e vá sentindo como os músculos reagem, perceba as partes que parecem mais presentes e aproveite para fazer movimentos leves de massagem. Esse tipo de carinho faz bem para a autoestima e também ajuda você despertar aos poucos, sem sustos. Claro que, para conseguir fazer a atividade com calma, é preciso colocar o relógio para despertar uns dez minutos mais cedo. O tempo é curto, mas o humor agradece.
Arrume tempo para o café da manhã
A fome atrai mau humor. Por isso, jamais deixe de tomar um café da manhã caprichado se você quer sorrir para o dia que está começando. Os carboidratos são os melhores amigos da disposição: leite com chocolate, suco de frutas, pão com queijo ou peito de peru e um pedaço de bolo são opções para acordar com apetite e encarar de peito aberto a agenda do dia.
minha vida

Governo do Estado deverá lançar Programa de Recuperação de Pastagens

O governo do Estado deverá lançar em breve um Programa de Recuperação de Pastagens. O assunto foi discutido nesta quarta-feira à tarde (09) numa reunião entre o governador André Puccinelli e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Embrapa Gado de Corte e Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Na reunião, que contou com a presença da secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias foram discutidas algumas sugestões para que o produtor rural possa aderir ao programa. “Queremos recuperar em cinco anos cerca de dois milhões de hectares”, informou Tereza Cristina ao governador. Deste total, um milhão de hectares de pastagens degradadas deve ser recuperada para a pecuária; 200 mil hectares para a cana de açúcar; 200 mil hectares para o plantio de florestas; 200 mil hectares com lavoura e outros 400 mil hectares com a integração entre lavoura e pecuária.
Conforme a secretária de Produção, atualmente os produtores rurais podem contar com instituições financeiras que possuem recursos para a recuperação dessas áreas. “Precisamos motivar o produtor e com juros baixos para repor a pastagens deles”, ressaltou o governador André Puccinelli reiterando o apoio do governo estadual para o andamento do programa.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Arlindo Kichel, Mato Grosso do Sul tem atualmente nove milhões de pastagens degradadas e que precisa ser recuperada. “Nos últimos cinco anos a nossa posição agrícola com as áreas de lavoura vem se mantendo a mesma, apenas cresceu a área de cana de açúcar e área de florestas. O estado está reduzindo o rebanho e não está praticamente aumentando a produtividade de grãos. Para o estado voltar a crescer precisa de um grande impulso nessas áreas, com um programa que vai gerar produtividade, reduzindo custos e riscos”, comentou
Arlindo Kichel acredita que com o programa em quatro anos, o estado poderá aumentar sua produção de grãos em 20%. Poderá aumentar ainda a produção de florestas em mais de 80%. Já a cana de açúcar deve aumentar 40%. “E principalmente a carne que terá grande incremento”, destacou.
O pesquisador da Embrapa destaca ainda que o programa também visa a preservação do meio ambiente.“É um programa que visa produzir alimentos, preservar o meio ambiente com seqüestro de carbono onde essas tecnologias de integração de pecuária vão dar um grande incremento na parte ambiental. O estado vai ser referência nacional em recuperação de áreas degradadas e de pastagens”, ressaltou o pesquisador da Embrapa.

Procon manda desligar sites da Americanas, Shoptime e Submarino

O Procon determinou nesta quarta-feira (9), que os sites de e-commerce de Americanas, Submarino e Shoptime fiquem fora do ar por 72 horas.
Além disso, as empresas terão de pagar uma multa de quase R$ 2 milhões por não entregarem produtos vendidos. A determinação será publicada na edição desta sexta-feira (11), do Diário Oficial. Cabe recurso.



Exame de DNA confirma que funileiro preso em Campo Grande é pai da própria neta

O funileiro R.C.S. de 42 anos é o pai da própria neta de dois anos. Ele admitiu que abusava da própria filha desde que ela tinha 14 anos de idade. De acordo com a delegada Alexandra Favaro, da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), o laudo oficial sai na manhã desta quinta-feira (10), porém o resultado já confirmou a paternidade.
A mesma adolescente diz estar grávida novamente do pai quer fazer o procedimento de aborto, como é previsto em casos de estupro.
Em depoimento, outra filha de 13, também informou que era abusada. R. foi preso em casa no bairro Centro Oeste em Campo Grande após denuncias anônimas na tarde desta segunda-feira (24). Ainda ontem a justiça expediu o pedido de prisão preventiva.
O funileiro também é acusado de maus tratos e ameaça. R. tem 8 filhos com a mesma mulher que nega a conivência no caso. Eles estão separados desde o começo do ano. Ela se casou novamente e mudou para a casa em frente onde moravam. De acordo com a polícia, a mãe da jovem pode responder criminalmente, caso fique provada que sabia dos abusos.
Perguntado sobre o motivo que levava a abusar da própria filha, R.C.S. conta que “não sabe”. Todas as crianças estão sob a guarda do Conselho Tutelar. Ele também conta que foi vítima de abuso sexual quando tinha sete anos na cidade de Jardim, onde morava.

Diante de Assis, Fla e Traffic avançam em acordo para quitar salários de R10

Bem encaminhado, mas ainda em aberto. Flamengo, Traffic e Roberto Assis costuram os últimos detalhes para chegar a um acordo e, enfim, firmar o contrato que envolve Ronaldinho Gaúcho. Dez meses depois da chegada do craque ao Rubro-Negro, é um documento provisório que sustenta a parceria. Nesta quarta-feira, o irmão e empresário do jogador chegou ao Rio para tratar do imbróglio que atrasa o pagamento do salário do atacante com a empresa de marketing esportivo e o clube.
Como de hábito, o encontro ocorreu numa churrascaria da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. O GLOBOESPORTE.COM apurou que, num primeiro momento, participaram os diretores da Traffic, Ferrnando Gonçalves e Harrison Baptista, Assis e um advogado da presidente Patricia Amorim. Mais tarde, a mandatária chegou ao local acompanhada do marido, Fernando Sihman, para participar das tratativas. Além de definir cláusulas do documento, a conversa serviu para reatar os princípios da parceria. Uma solução sobre o caso deve ocorrer até o fim de semana. Até lá, Assis continua no Rio.
Insatisfeita com a falta de retorno financeiro do investimento feito na contratação do craque, a Traffic suspendeu o pagamento do principal jogador do clube há dois meses. A parceira do Fla é responsável pelo depósito de R$ 750 mil na conta do Gaúcho. Ao Flamengo, cabe a quantia de R$ 250 mil. A reunião desta quarta, no entanto, serviu para deixar claro que o contrato engloba as três partes e que o atraso na remuneração do jogador é de responsabilidade do clube e da empresa. A Traffic, inclusive, é fiadora do Rubro-Negro no pagamento de Ronaldinho.
A parceira tomou a decisão por não concordar com a forma como o Flamengo conduziu a negociação com a Procter & Gamble, patrocinadora master até o fim do ano, sem intermédio nem retorno financeiro para a empresa. Responsável por bancar a contratação do craque, a Traffic quer, enfim, começar a recuperar o dinheiro investido. Quando o acordo for selado, o atacante poderá receber cerca de R$ 1,5 milhão de salários atrasados.
Na última segunda-feira, houve uma longa reunião entre o Flamengo e a direção da empresa. As conversas envolvem uma série de detalhes para a solução do problema, como remunerações e propriedades do clube. A maior preocupação da Traffic é equilibrar o contrato em cima das propriedades a que tem direito.

Ídolo tricolor nos anos 90, Super Ézio falece de câncer no Rio, aos 45 anos

O Fluminense está de luto. Faleceu na noite desta quarta-feira o ex-atacante Ézio Leal Moraes Filho, o Super Ézio, ídolo tricolor na década de 90 e nono maior artilheiro da história do clube, com 118 gols em 238 jogos. Ele estava internado em um hospital de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, por causa de um câncer no pâncreas. A pedido da família, o velório será realizado nesta quinta-feira no Salão Nobre das Laranjeiras, de 9h às 15h.
Jogador do Fluminense entre 1991 e 1995, e também com passagens por outros clubes como Atlético-MG, Bangu, Olaria e Americano, Ézio descobriu a doença em outubro de 2010. Mas só a tornou pública no início do último mês de setembro quando, apesar dos diversos tratamentos, o câncer avançou e se tornou incontrolável. Na época, o atacante Fred lembrou o ídolo da torcida entrando em campo com uma camisa com o nome de Ézio às costas na partida contra o Corinthians, no último dia 11 de setembro, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. A homenagem deu sorte e o Tricolor venceu a partida justamente com o gol de seu atual camisa 9.
Memória EC: Ézio é o nono maior artilheiro da história do Flu
O presidente Peter Siemsen decretou três dias de luto pelo falecimento do ídolo.
- Ézio é um dos maiores artilheiros da história do Fluminense. Em um momento difícil para o clube, a década de 90, ele talvez tenha sido o maior ídolo daquela geração. Estamos sentindo muito esse falecimento. A perda de um ídolo dói demais - lamentou Siemsen, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM, direto dos Estados Unidos, onde está a trabalho.

09/11/2011 23h08 - Atualizado em 10/11/2011 08h34




Ídolo tricolor nos anos 90, Super Ézio falece de câncer no Rio, aos 45 anos

Ex-jogador descobriu a doença em outubro de 2010, mas só a tornou pública recentemente. Velório será nesta quinta-feira no Salão Nobre das Laranjeiras

Por Edgard Maciel de Sá

Rio de Janeiro







Ézio defendeu o Fluminense de 1991 a 1995 e

marcou 118 gols: nono maior artilheiro da história

do Tricolor das Laranjeiras (Foto: Divulgação)O Fluminense está de luto. Faleceu na noite desta quarta-feira o ex-atacante Ézio Leal Moraes Filho, o Super Ézio, ídolo tricolor na década de 90 e nono maior artilheiro da história do clube, com 118 gols em 238 jogos. Ele estava internado em um hospital de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, por causa de um câncer no pâncreas. A pedido da família, o velório será realizado nesta quinta-feira no Salão Nobre das Laranjeiras, de 9h às 15h.



Jogador do Fluminense entre 1991 e 1995, e também com passagens por outros clubes como Atlético-MG, Bangu, Olaria e Americano, Ézio descobriu a doença em outubro de 2010. Mas só a tornou pública no início do último mês de setembro quando, apesar dos diversos tratamentos, o câncer avançou e se tornou incontrolável. Na época, o atacante Fred lembrou o ídolo da torcida entrando em campo com uma camisa com o nome de Ézio às costas na partida contra o Corinthians, no último dia 11 de setembro, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. A homenagem deu sorte e o Tricolor venceu a partida justamente com o gol de seu atual camisa 9.
Memória EC: Ézio é o nono maior artilheiro da história do Flu
O presidente Peter Siemsen decretou três dias de luto pelo falecimento do ídolo.
- Ézio é um dos maiores artilheiros da história do Fluminense. Em um momento difícil para o clube, a década de 90, ele talvez tenha sido o maior ídolo daquela geração. Estamos sentindo muito esse falecimento. A perda de um ídolo dói demais - lamentou Siemsen, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM, direto dos Estados Unidos, onde está a trabalho.
Contratado em um período de vacas magras nas Laranjeiras, o ex-atacante logo caiu nas graças da torcida com seus gols e ganhou o apelido de Super Ézio do narrador Januário de Oliveira. Sua marca registrada eram os gols sobre o rival Flamengo. Ao todo foram 12, número que faz dele o terceiro maior artilheiro da história do clássico, atrás apenas de Zico (Fla, anos 70 e 80, 19 gols) e Hércules (Flu, anos 30, 15 gols). Ele encerrou a carreira em 1998, após uma série de lesões.
Ézio é o segundo jogador importante da história tricolor a falecer de câncer em pouco menos de dois meses. No fim de agosto, o ex-zagueiro Pinheiro, de 79 anos, segundo jogador que mais vestiu a camisa do Fluminense, com 605 jogos entre 1949 e 1963, também foi vítima da mesma doença.





Em noite de Dedé, Vasco vira, goleia e está na semifinal da Sul-Americana

Sob o comando do zagueiro Dedé, o Vasco se recuperou da derrota de 2 a 0 no jogo de ida, virou a partida desta quarta-feira, em São Januário, e com a goleada de 5 a 2 sobre o Universitario-PER obteve a classificação para a semifinal da Copa Sul-Americana. Dedé, que teve a infelicidade de ver a bola do segundo gol do time peruano desviar em sua perna direita, no início do segundo tempo, fez depois dois gols e deu o passe para o quinto, o de Alecsandro. Os outros foram marcados por Diego Souza e Elton, com Ruidíaz e Rabanal fazendo os da equipe peruana.

O adversário do Vasco na luta por uma vaga na final a princípio será o vencedor do confronto entre Universidad de Chile e Arsenal de Sarandí-ARG. Mas se o time argentino se classificar e também o Vélez Sarsfield-ARG, que pega o Santa Fé-COL, as duas equipes do mesmo país terão de se enfrentar. Neste caso, o rival será LDU-EQU ou Libertad-PAR.
O começo do jogo mostrou o Vasco com a intenção de abrir logo o marcador, mas a equipe confundiu velocidade com pressa e os erros de passes facilitavam o sistema defensivo do Universitario. O gramado, com falhas, molhado antes da partida e "remendado" com areia, dificultava um pouco a ação do time que mais precisava criar, ou seja, o da casa.
Desde o início, os jogadores das duas equipes demonstraram nervosismo e, com entradas duras e reclamações excessivas, em nove minutos o árbitro mostrou o cartão amarelo quatro vezes: duas para cada time: Nilton e Dedé, pelo Vasco, e Llontop e Flores, pelo Universitario.