sábado, 2 de julho de 2011

ITAMAR - O GRANDE BRASILEIRO

Feliz daquele que cumpre a missão e está pronto para a partida, ensina o texto bíblico.
Assim, a morte do ex-presidente Itamar Franco, além do pesar pelo seu falecimento, impõe-nos registar e celebar a vida de um brasileiro digno, probo e comprometido com as causas nas quais acreditou e defendeu durante sua vida pública.
Mineiro, nacionalista, pertencente a uma geração que amava a pátria e servia à vida pública sem dela se servir, Itamar Franco parte deixando o exemplo da simplicidade e seriedade que emprestou como prefeito de Juiz de Fora, governador de Minas Gerais, senador, embaixador, vice-presidente e presidente da República.
Assumiu o País, após a queda de Fernando Collor, em momento crítico da história nacional. Em silêncio, como bom mineiro, assegurou a consolidação das liberdades e dos poderes constituídos, garantindo a continuidade do processo democrático, então recém-conquistado com a primeira eleição direta após o regime militar.
Foi em seu governo que o país, com o lançamento do Plano Real, deu o pontapé para livrar-nos da inflação crônica, que atravancava o desenvolvimento de nossa economia e sufocava o poder de compra dos trabalhadores.
Em seu governo, jamais vacilou diante da suspeita de conduta de seus ministros e auxiliares. Chegou a afastar seu Chefe da Casa Civil para que fosse investigado, voltando, posteriormente, a reintegrá-lo à equipe após a constatação de que as acusações eram falsas.
Impôs-se ao Congresso Nacional, em seu governo de coalização, sem ceder às pressões do Poder Legislativo, que acabara de destituir um presidente. É histórica a "rasteira" que deu no então poderoso senador Antonio Carlos Magalhães, que se viu constrangido a ter que compartilhar com a imprensa prometidas denúncias de corrupção que se preparara para entregar com exclusividade ao presidente Itamar.
Fica, pois, a saudade e o exemplo. Felizes os brasileiros que puderam acompanhar a história desse grande brasileiro, que deixa, por mais que tenha feito, como maior legado, o da honradez e boa fé.
Que Deus o acolha, presidente Itamar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário