Ocupando a tribuna da Assembleia, a pedido do deputado estadual Felipe Orro (PDT), e com autorização da Mesa Diretora, Antonio Cláudio Duarte Mendes, presidente da Coopervans Pantanal, informou que os proprietários de vans que fazem transporte entre diversos municípios e a Capital, devem parar de operar por falta de regulamentação.
O serviço de transporte funciona de forma precária em Mato Grosso do Sul, amparado apenas em decreto de concessão por 60 meses. Alguns veículos já estão com as licenças vencidas e pararam de funcionar, a maioria vence em dezembro, e o governo não tem demonstrado disposição de renovar.
Esta é a segunda vez que os vanzeiros se manifestam na Assembléia, a primeira ocorrida em 3 de novembro. São 40 vans que atendiam 40 municípios do Estado. Cada linha gera entre três e quatro empregos, mas 10 vans já estão paradas porque a licença venceu. Felipe Orro fez um apelo pela regulamentação deste transporte. “Não tem sentido parar com esse serviço. A população está satisfeita, não prejudica o ônibus nem o táxi, além de gerar impostos e empregos. O vanzeiro é um microempresário, não existe dono de frota, cada um tem uma van, trabalha com a família, então além de um serviço muito útil à população, porque pega o cidadão em casa e leva até seu destino, a van é uma importante fonte de renda. Não podemos tirar o sustento dessas famílias”, acrescentou Orro.
Antônio Cláudio Duarte Mendes, explicou que os vanzeitos “completam o serviço de transporte, não concorrem com ninguém, pagamos todos os impostos, ICMS, PIS, Cofins, as taxas da Agetran, seguro-passageiro, concedemos gratuidades aos idosos e deficientes. Os veículos são novos e vistoriados a cada seis meses. Está tudo funcionando conforme as regras”, disse Cláudio.
O deputado fez um apelo ao governador André Puccinelli (PMDB) para que renove as licenças até a realização de uma licitação que regulamente definitivamente o serviço de transporte com vans. Felipe Orro defende que o serviço se estenda para todos os municípios do Estado, com regras claras e todo aparato de segurança para dar proteção tanto ao vanzeiro quanto ao passageiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário