domingo, 7 de junho de 2015

EXERCICIOS EQUAÇÃO DO 2º GRAU

EXERCICIOS


1) Resolva as seguintes equações do 2° grau.
    a) x² - 7x = 0      
    b) x² + 5x = 0      
    c) 4x² - 9x = 0     
    d) 3x² + 5x =0   
    e) 4x² - 12x = 0   
    f) 5x² + x = 0       
    g) x² + x = 0        
    h) 7x² - x = 0       
    i) 2x² = 7x           
    j) 2x² = 8x           
    k) 7x² = -14x       
    l) -2x² + 10x = 0   

2) Resolva as seguintes equações do 2° grau
    a) x² + x (x – 6) = 0       
    b) x(x + 3) = 5x             
    c) x(x – 3) -2 (x - 3) = 6  
    d) (x + 5)² = 25              
    e) (x – 2)² = 4 – 9x         
    f) (x + 1) (x – 3) = -3

3) João é aluno do 9º ano e está estudando equações do segundo grau. Ele sabe que uma equação do segundo grau completa é do tipo ax² +bx +c=0. João resolveu a equação 1x² -8x +12 =0 e encontrou:
a) 2 e 6.
b) -2 e -6.
c) 2 e -6.
d) -2 e 6.


4) Uma equação do segundo grau nem sempre possui raízes. Isto acontece quando o valor do delta é negativo. A equação 25x² -40x +25 = 0 é um exemplo disso. Calculando o valor do delta para a equação anterior, encontra-se o valor:
a) -900.
b) -2520.
c) -2580.
d) -4100.

5) Existem equações do segundo grau incompletas, ou seja, podem não apresentar o termo b ou o termo c. A equação 10x² -160 =0 é uma equação do segundo grau incompleta porque o termo b é igual a zero. Resolvendo a equação anterior, você encontrará:

a) 4 e 4.
b) -4 e -4.
c) 4 e -4.
d) -4 e 4.

6) A equação 3x² -6x = 0 também é uma equação do segundo grau incompleta porque o termo c é igual a zero. Mesmo sendo incompleta a equação anterior pode ser resolvida. Resolvendo esta equação, você encontrará:
a) 3 e -6.
b) -3 e 6.
c) 0 e 2.
d) 0 e -2.

7) Uma equação do segundo grau é do tipo ax² + bx + c = 0. A equação 1x² + 1x -12 = -15 não está nesse formato, mas pode ficar. Então, fazendo os cálculos necessários, colocando a equação anterior no formato correto e depois resolvendo, você encontrará o conjunto solução:
a) S= {1, -12}.
b) S= {-12, -15}.
c) S= {1}.

d) S= Ø.

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