Políticos, jornalistas, cidadãos comentaram no Twitter a iniciativa do PMDB em acionar judicialmente o Midiamax para suspender Enquete que fazia levantamento sobre a preferência dos leitores acerca dos candidatos ao governo do Estado.
Na noite de sexta-feira, a enquete foi retirada do ar. A liminar foi concedida ao PMDB pelo juiz auxiliar do TRE/MS, Renato Toniasso.
E o repúdio à iniciativa do PMDB foi a tônica das manifestações. Confiram.
O jornalista Valdir Cardoso questionou: “Pesquisas notoriamente "maquiadas", contratadas por órgãos de imprensa e liberadas ao "Golbery" em primeira mão já foram publicadas. #AIPODE”, questionou.
Jornalista, o tuiteiro Helder Rafael viu a atitude como censura também. “O PMDB mandou a justiça eleitoral suspender enquete do Midiamax. Cheiro de censura no ar... Gostaria muito de ver a OAB/MS e o sindicato dos jornalistas tomando providências. E também os professores e alunos de jornalismo podiam dizer o que pensam, em vez de ficar batendo panela para o Gilmar Mendes”, indicou na página pessoal.
Os tuiteiros também não gostaram da atitude, e até mesmo quem não se envolve em questões políticas deu seu recado. “Acompanhando no twitter sobre a enquete do @midiamaxnews q foi retirado por uma liminar. Nada a ver com política, mas indignada pelo ato em si”, indignou-se a publicitária Val Reis.
O consultor financeiro Cassio José também questionou o posicionamento do TRE. “Mais uma derrota pra democracia em MS: #PMDB tira a enquete do @MidiamaxNews do ar”, lamentou.
“Essa do PMDB conseguir liminar determinando a retirada da enquete do Midiamax que apontava a vitória do Zeca foi demais. Que desespero! E a enquete do Midiamax nem tem caráter científico. Por que tanta preocupação? Enquete de site reflete a opinião de seus leitores. Só isso”, disse o deputado estadual Pedro Kemp em sua página.
O internauta Diógenes Cariaga chamou o ato de autoritarismo. “Governador de MS ressuscita o autoritarismo da censura”, e divulgou o link para a notícia da liminar. O assunto também foi comentado pelo médico Marcelo Mello, de Jardim. “censura no Midiamax? Lamentável...”, declarou.
Zeca do PT: Tenho plena convicção que a reação de indignação, que ocorre neste .... momento, de milhares de pessoas na web e na sociedade organizada é a mesma de todos que querem e apóiam uma internet livre
Lisandro Roberto, da Capital questionou se era mesmo verdade o posicionamento do TRE. “Cheguei agora, e li que tiraram uma enquete do ar, no sítio do midiamax.com? Ou eu estou ficando doido?”.
Já o estudante de jornalismo Andriolli Costa, questionou que há mesmo liberdade de imprensa em Mato Grosso do Sul. “Liberdade de Imprensa em MS #NOT http://www.midiamax.com.br/view.php?mat_id=717825 (P/ quem ainda não viu)”, escreveu ele.
Delcídio Amaral: Liminar para proibir enquete em site de notícias em MS? Eu morro e não vejo tudo!!!
“Você vive num país livre? E Estado também? Então veja isso: http://www.midiamax.com.br/view.php?mat_id=717825 Censura MS ativada”, escreveu o comunicador Alexander Onça.
Deputado Paulo Duarte: Geente!!Mero levantamento de intenção de votos do @midiamax ,q todos fazem,não agradou o rei!Por isso,irado com resultado, foi à justiça. 10:30 AM May 22nd via web
Esses e vários outros comentários evidenciam o repúdio de quase a totalidade das manifestações contra a iniciativa do PMDB.
A argumentação do PMDB, acolhida pelo magistrado, sustenta que o Midiamax não informou precisamente que "não se trata de pesquisa eleitoral". Ao tomar ciência da decisão, a diretoria do Jornal encerrou a Enquete, que estava programada para ser concluída no dia 25/05/2010.
Ao publicá-la, o Midiamax exibiu a mensagem [veja abaixo, em azul, no quadro], conforme dispõe o artigo 21 da Resolução nº 23.190/09: "Esta Enquete é mero levantamento de opinião, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado".
www.midiamax.com
Esta Enquete é mero levantamento de opinião, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para governador? Puccinelli 29,25% Zeca do PT 64,89% nenhum 4,94% não sei 0,92%
Nenhum comentário:
Postar um comentário