O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad apresentou na noite desta segunda-feira o projeto de revitalização da Júlio de Castilho e afirmou que a obra vai gerar muita confusão para a região, mas que é preciso executá-la.
De acordo com o plano das obras, que serão feitas pela Pactual Engenharia, a avenida deverá ficar pronta em 14 meses. Dividida em dez trechos, a média é de 45 dias para cada um deles por um custo total de R$ 18,6 milhões, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e da prefeitura.
A execução do projeto começa no dia 22 de agosto pelo trecho que vai da Avenida Duque de Caxias até a Rua Timóteo, na região do bairro Aeroporto. Todo os trechos terão sistema de drenagem e alguns o sistema de esgoto.
As propostas principais do projeto são o realinhamento do eixo da via e retirada dos estacionamentos laterais da avenida, com valorização imobiliária de cerca de 35%, de acordo com a Câmara de Valores Imobiliários.
Sem rotatórias
A obra prevê a retirada de todas as rotatórias da avenida e implantação de 17 conjuntos semafóricos com onda verde, para dar fluidez ao trânsito. Não existirão mais as conversões à esquerda e serão instalados 38 novos pontos de ônibus.
Serão 3,3 quilômetros de drenagem, 6,8 quilômetros de pavimentação na Júlio de Castilho e mais 9,7 quilômetros de recapeamento nas ruas adjacentes, com a criação de 10 largos e revitalização de duas praças.
Inundações na avenida
De acordo com a proposta da obra, será o fim das inundações na Júlio de Castilho. “O sistema de drenagem será feito para compensar a situação antiga do bairro Santo Antônio que tem o lençol freático aflorado”, disse Nelsinho.
Transtornos
“Em determinados momentos algum desses trechos serão interditados completamente”, afirmou o engenheiro Valter Fujii, da Pactual Engenharia. “Estamos pensando em alternativas para causar o menor transtorno possível, com estudo de trânsito pelas vias laterais, para que ninguém fique prejudicado”, esclareceu.
Duplicação
Existe no projeto um canteiro central, a ser implantado entre a Avenida Presidente Vargas até a Avenida Capibaribe, com cerca de 6,5 metros de largura para a via.
Trechos
A obra foi dividida em três grandes trechos, com dez interdições. As obras começam da Avenida Duque de Caxias e terminam na Avenida Noroeste.
1º Trecho – com a 1ª e 2ª interdições, da Avenida Duque de Caxias até a Capibaribe.
2º Trecho – com 3ª interdição da Avenida Capibaribe até a Yokohama, 4ª interdição da Yokohama até a Avenida Guaratinga, 5ª da Avenida Guaratinga até a Rua Manoel Ferreira e 6ª da Rua Manoel Ferreira até a Avenida Presidente Vargas.
3º Trecho – com a 7ª interdição, que vai da Avenida Presidente Vargas até a Avenida Crisântemos, 8ª que vai da Avenida Crisântemos até a Avenida Aeroclube, 9ª interdição da Avenida Aeroclube até a Rua Itaipu e 10ª até a Avenida Noroeste.
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