segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Avião de passageiros pousa em aeroporto errado no Nordeste

Uma aeronave da companhia Azul, que fazia o trecho entre Fortaleza e Teresina do voo 9136, pousou no aeroporto errado. Em aproximação para o Aeroporto Senador Petrônio Portella, no Piauí, ele acabou pousando no aeroporto privado Timon/Domingos Rego, no Maranhão. O fato aconteceu neste domingo.
Segundo a companhia, os dois aeroportos estão separados por seis quilômetros de distância e o equívoco foi causado por uma falha operacional. Uma vez percebido o problema, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois Piauí. O atraso na chegada foi de 20 minutos em relação ao horário previsto.
Posteriormente, o voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo à São Luiz do Maranhão, Belo Horizonte e Campinas. Os possíveis fatores que contribuíram para esse evento estão sendo apurados pela Azul, segundo comunicado divulgado pela empresa.

Justiça Federal do Ceará anula 13 questões do Enem para todo o Brasil

A Justiça Federal no Ceará decidiu nesta segunda-feira (31) à noite anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em todo o país devido ao vazamento das perguntas antes da aplicação do exame. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia.
“Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento”, justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.
O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.
A solução defendida pelo MEC é que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. Mas o procurador da República Oscar Costa Filho pediu à Justiça que o Enem seja anulado – ou pelo menos as questões que estavam na apostila do Christus. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola.
As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

Dilma Rousseff diz que ex-presidente Lula está bem

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (31/10) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem após se submeter à primeira sessão de quimioterapia para tratar um câncer na laringe.
Segundo Dilma, Lula está bem disposto. “Saio contente porque achei ele muito bem, muito disposto, com aquela imensa energia que o presidente Lula tem”, disse a presidenta, após visitá-lo.
Dilma chegou ao Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, por volta das 18h30, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também visitou Lula. A comitiva da presidenta deixou o Sírio-Libanês por volta das 20h
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, Lula começou o tratamento contra o câncer na laringe. No último sábado, o ex-presidente foi diagnosticado com um tumor, em fase inicial, de cerca de 3 centímetros e de agressividade média.
Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.

Deputado fluminense vai deixar o país por causa de ameaças de morte

O deputado estadual fluminense Marcelo Freixo (PSOL) deixará o país, depois de receber ameaças de morte de integrantes de milícias. Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembleia Legislativa do Rio, que investigou a atuação de grupos criminosos integrados por políticos, policiais e ex-policiais em comunidades do estado.
Segundo Freixo, ele resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. O parlamentar já vem sofrendo ameaças de morte desde a época da CPI, em 2008, mas, nos últimos meses, elas se intensificaram.
Apenas no último mês, segundo Freixo, ele recebeu sete ameaças de morte. “As ameaças estão se tornando mais fortes e há um retorno muito pequeno da Secretaria de Segurança. Ou seja, se estão ou não investigando. Tenho uma segurança, mas tem sido necessária a ampliação dela. Então, estou esperando algumas medidas”, disse.
O deputado não informou quanto tempo ficará na Europa, mas garantiu retorno ao Brasil. “Não posso dizer [nem] o tempo nem o local [onde ficarei], mas é um tempo muito curto”, disse.
Segundo Freixo, as ameaças não devem ser encaradas como um problema pessoal, mas sim como de toda a sociedade. Ele lembrou do assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares integrantes de milícias que atuam no Grande Rio, em agosto deste ano.
“Esse é um problema de todo o Rio de Janeiro. Aliás, é um problema nacional. Até que ponto nossas autoridades vão continuar empurrando com a barriga. Ou a gente enfrenta e faz agora esse dever de casa contra as milícias ou, como mataram uma juíza, vão matar um deputado, promotores, jornalistas. E, se esses grupos criminosos são capazes de matar uma juíza e ameaçar um deputado, o que eles não fazem com a população que vive na área em que eles dominam”, disse.
Segundo Freixo, apesar das dezenas de prisões feitas depois da CPI das Milícias, esses grupos criminosos estão cada vez mais fortes e dominam várias comunidades do estado, onde extorquem dinheiro de moradores e de comerciantes e controlam atividades como transporte alternativo, venda de gás e de ligações clandestinas de TV a

Fabricantes terão de reduzir substância cancerígena em refrigerantes

Fabricantes de refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos vão reduzir a quantidade de benzeno (substância cancerígena) das bebidas no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG). As informações são da Proteste Associação de Consumidores.
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Ambev, a Coca-Cola e a Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em cinco microgramas por litro.
A presença do benzeno nas bebidas foi detectada em 2009 pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois após o MPF instaurar inquérito civil público para apurar o caso.
Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. Foram encontrados limites aceitáveis de benzeno no Dolly guaraná tradicional e light, na Fanta laranja tradicional, Sukita tradicional e no Sprite Zero.
De acordo com o MPF, a legislação brasileira, em especial o Código de Defesa do Consumidor, estabelece que os produtos colocados à venda no mercado não poderão trazer riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a fornecer as informações necessárias e adequadas a respeito.
Já que as bebidas testadas traziam ácido benzoico, era possível que algumas também tivessem benzeno, uma substância cancerígena que resulta da combinação dos ácidos benzoico e ascórbico, mais conhecido como vitamina C.Estas duas substâncias juntas, sob certas condições de exposição à luz e ao calor, podem reagir e formar o benzeno.
Como não existe um limite fixado pela Anvisa para refrigerantes, a Proteste utilizou o parâmetro de água potável que é de 5 micrograma por litro. Como a OMS e as autoridades sanitárias estrangeiras e nacionais não estabeleceram um limite de benzeno para refrigerantes e sucos, considera-se que, no mínimo, deve ser adotado o mesmo limite utilizado para a água potável. As marcas reprovadas estavam acima desse limite.
O MPF também expediu recomendação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizasse os estudos necessários para determinar a concentração máxima, tolerável, da substância nos refrigerantes comercializados no país.
Enquanto isso, o MPF reuniu-se com os fabricantes para tentar uma solução amigável e definitiva, que pudesse proteger os consumidores. Desde o início, três deles, que representam quase 90% do mercado, dispuseram-se a acatar as orientações do Ministério Público.
Os fabricantes informaram que a formação do benzeno decorre de um processo químico geralmente desencadeado nos refrigerantes light/diet, já que a presença do açúcar inibe a formação da substância. Disseram ainda que “a eventual identificação de traços mínimos de benzeno em determinado produto pode se dar por razões diversas e alheias aos esforços da empresa, como, por exemplo, em decorrência da quantidade de benzeno pré-existente na água”.
UOL Ciência e Saúde

MPF denuncia Marcos Valério e esposa por lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte denunciou, nesta sexta-feira (28), Marcos Valério e a mulher dele por lavagem de dinheiro. Entre setembro e novembro de 2005, o Conselho Administrativo de Atividades Financeiras (COAF) registrou movimentações de dinheiro e contas de titularidade atípicas em nome da esposa de Valério e de uma empresa, que tem como sócios administrados os acusados. De acordo com o MPF, após investigações, foi feito o pedido de quebra do sigilo bancário dela e da companhia.
O MPF também informou que os recursos movimentados pelos denunciados tinham origem em contas que operaram o esquema do “mensalão”, operação de compra de apoio político do qual Valério é suspeito.
De acordo com o MPF, grande parte dos valores originou-se de depósitos em contas mantidas no Banco Rural e no Banco do Brasil. Ainda segundo a denúncia do ministério, as contas eram utilizadas para praticar os crimes financeiros do “mensalão”. O MPF também informou que, em depoimento, a mulher de Marcos Valério afirmou que o marido era o único responsável pela movimentação das contas.
O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, considerou absurda a ação do MPF de denunciar a esposa do cliente. De acordo com ele, a inocência dela já está provada em outros processos, reconhecendo que ela não teve atuação no caso.
Ainda segundo o advogado, Marcos Valério é vítima de perseguição, pois o caso “mensalão” envolve diversas pessoas e as denúncias do MPF se restringem ao acusado. O ministério esclareceu que todos os sócios foram denunciados e o nome de Valério é recorrente nas denúncias por ser o pivô do caso.
Fonte: G1 MG

Valor da passagem comprada com até 48 dias de antecedência pode cair 55%

A pesquisa divulgada pelo Néctar (Núcleo de Economia dos Transportes do Instituto Tecnológico da Aviação), realizada entre 2008 e 2010 com 2 milhões de tarifas, revelou que o preço da passagem quando comprada com cerca de 48 dias de antecedência cai em até 55%.
A pesquisa aponta que além de antecipar, o consumidor precisa planejar a compra com o desconto para que não desapareça nas remarcações. Deve ser avaliado com critério o período de embarque, que fica mais caro dependendo do mês e feriado.
O período mais alto é em dezembro, e pode aumentar em até 50% se a distância for superior a 2 mil quilômetros.
Entre os feriados, os com maiores preços são o Natal e Corpus Christi, quando preços majoram até 20% mais em relação aos demais. Também é caro no ano-novo e Tiradentes. De acordo com a pesquisa quanto maior o feriado, mais cara é a passagem para voar durante esse período. O passageiro que decide comprar a passagem no feriado e embarcar em outra data também tem desconto.
O vôo do outro dia do feriado já garante tarifa menor em 7%. Quem embarca nas férias porém, paga até 12% a mais.
Segundo a pesquisa do ITA, cada R$ 0,10 de desvalorização o real perante o dólar faz as passagens domésticas subirem 3,4%. Essa é uma questão que está fora do alcance do planejamento do consumidor e influência no preço das passagens aéreas.
Dicas para os passageiros
• Pesquise preços em feriados e períodos de baixo dólar

• Evite vésperas e dias posteriores a feriados

• Prefira os vôos de manhã, evite a noite. Porém dê preferências aos vôos corujões, quando existirem

• Procure horários que tiver mais opções das companhias aéreas

• Verifique se há opções em outros aeroportos e fazer a contabilidade dos tempos de percurso e de espera em terminal

• Quando os preços estiverem muito elevados reclamar junto à Anac

• Comprar com antecedência, mas evitar remarcar passagens.

Câncer que ataca Lula já matou dois de seus irmãos, revela médico

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu sua agenda de compromissos pelos próximos três meses por conta do câncer que ataca sua laringe.
A expectativa é que a cura da doença ocorra após um tratamento com duração de quatro meses, segundo Luiz Paulo Kowalski, um dos médicos da equipe do hospital Sírio-Libanês que cuida do ex-presidente.
Por conta dos efeitos colaterais do tratamento, Lula perderá o cabelo e também sua característica barba, que cultiva desde jovem.
O médico disse à Folha que o câncer do ex-presidente tem como causas o tabagismo (ele só parou de consumir cigarros há dois anos) e a herança genética. A doença levou à morte dois de seus irmãos.
Abalo
Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e professor da USP, examinou Lula na sexta-feira e no sábado. Segundo o médico, o ex-presidente sofreu um abalo ao receber o diagnóstico, mas depois mostrou "coragem".
"Foi o cigarro, não foi doutor?", indagou Lula, de acordo com o médico.
Ante a resposta positiva, o ex-presidente disse: "Então vamos fazer o que tem que ser feito", contou Kowalski.
No momento de deixar o hospital, no sábado, Lula chegou a brincar: "Posso comer uma picanha amanhã?".
Segundo o médico, o ex-presidente contou que na semana passada havia dito à presidente Dilma, em tom de gozação, que estava rouco e que tinha um câncer.
"O Lula acertou o diagnóstico. Merece um CRM [registro para atuar na área médica]", afirmou Kowalski.
Hoje cedo Lula inicia o tratamento de quimioterapia no hospital. Também sai hoje o resultado da biópsia a que ele foi submetido. As sessões de radioterapia começarão em dois meses e devem durar sete semanas.
Segundo Kowalski, o tratamento deverá levar à melhora gradativa da voz de Lula e a doença não deverá deixar sequelas nas cordas vocais.
Outro médico da equipe, o cardiologista Roberto Kalil Filho, visitou Lula ontem em São Bernardo do Campo.
Kalil Filho afirmou que o ex-presidente está tranquilo. "Ele está extremamente bem humorado e confiante e isso é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento".
Apesar da recomendação para descansar, a equipe médica avalia que ele retomará suas articulações políticas assim que se sentir melhor. O pior dia costuma ser o segundo, depois das aplicações.
Ontem, Lula passou o dia em casa, acompanhado de seus filhos e netos.

Itinerário entre Campo Grande, Dourados e São Paulo começa hoje

O novo itinerário entre Campo Grande, Dourados e São Paulo começa com voos diários a partir de hoje (31).
Os voos, realizados pela companhia Trip, terão os seguintes horários: saída do aeroporto Internacional de Campo Grande, às 10h30min, com chegada em Dourados às 11h20min; saída de Dourados às 11h40min e chegada em Presidente Prudente (SP), às 12h20min e saída de Presidente Prudente, às 12h50min e chegada em São Paulo (Guarulhos) às 14h05min.
A volta para Campo Grande terá o seguinte trajeto e horários: saída de São Paulo (Guarulhos) às 14h50min e chegada a Presidente Prudente às 16h10min; saída de Presidente Prudente às 16h40min e chegada em Dourados às 17h30min e saída de Dourados às 17h50min e chegada em Campo Grande às 18h30min.
A aeronave é um modelo ATR17, com capacidade para 68 passageiros. O primeiro voo já está praticamente lotado, informou a CTA (Coordenadoria de Transportes Aéreos).

Pré-candidato do PT diz vai contar com Zeca para pedir votos dos eleitores das classes C e D e com o senador Delcídio para conquistar eleitores das classes A e B.

O deputado federal Vander Loubet, pré-candidato à sucessão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), disse, em entrevista ao programa Tribuna Livre, na FM Capital, que ‘exigiu’, em forma de pedido e apelo, que todas as lideranças petistas sejam candidatos a vereador, para ‘consolidar’ a sua campanha à Prefeitura de Campo Grande.
Entre os puxadores de voto de sua campanha, Vander citou a ex-primeira dama Gilda Gomes dos Santos e os ex-deputados Amarildo Cruz (que espera indicação para a superintendência do Ibama) e Pedro Teruel.
Vander disse que só aceitou ser candidato por unificar todas as correntes e embora Zeca do PT esteja melhor colocado nas pesquisas, o fato é que o desentendimento com Delcídio inviabilizaria a unidade do partido na campanha.
O pré-candidato do PT disse que no momento de pedir votos dos eleitores das classes C e D, terá Zeca ao seu lado. Se o eleitor for das classes A e B, o cabo eleitoral será o senador Delcídio do Amaral. Com essa tática o PT espera evitar constrangimentos de colocar os dois líderes petistas no mesmo palanque.
Alianças - Vander Loubet afirmou que em relação a alianças, a ideia é consolidar os 43% que a oposição teve na disputa em que Zeca concorreu, buscando o apoio do PDT e do PR.
Na entrevista ao programa Tribuna Livre, Vander antecipou pontos do seu discurso na disputa da Prefeitura da Capital em 2012, atacando o que considera gargalos – saúde, transporte urbano e trânsito.

PDT deve lançar candidatura para fechar grupo de oposição na Capital

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) vai reunir as sete correntes dentro do partido e os pré-candidatos a vereador no próximo dia 26 para decidir o futuro em Campo Grande nas eleições de 2012. Todavia, o presidente estadual do partido, Dagoberto Nogueira, adianta que o partido deve lançar candidatura própria.
Dagoberto explica que após a definição da candidatura o partido poderá articular as alianças, que tende a ficarem no campo da oposição, com o PP, PSB, PT e PC do B, todos da base de apoio da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). O presidente do PDT entende que os partidos da oposição devem fazer um grande grupo para se fortalecer, evitando a divisão:
"A divisão não é salutar. Não temos recursos para dois ou três candidatos. Precisamos concentrar forças em um único e que seja viável por conta dos recursos. A campanha hoje precisa de um bom marqueteiro e de programa de televisão”, explicou.
Dagoberto entende que a oposição precisa definir um candidato por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Neste entendimento, independente do partido, quem não estiver bem qualificado terá que abrir mão para o próximo, sem impor um nome.
Dagoberto analisa que o PT deu um grande passo ao escolher Vander Loubet como pré-candidato, tendo em vista que lhe considera forte e viável. Porém, defende que a oposição se reúna efetivamente. Caso contrário, o PDT não se sentirá constrangido em conversar outros partidos, inclusive com o PMDB.
“Se não tiver juízo e começar a fazer besteira teremos outra postura. Hoje não tenho dificuldade de conversar com o André Puccinelli (PMDB)... Não é uma forma de ameaça, mas não posso levar o PDT para uma aventura”, avaliou o pré-candidato.

domingo, 30 de outubro de 2011

Mais de 90% das cidades crescem, mas Brasil continua dividido em dois

Na última década, mais de 90% dos municípios do Brasil apresentaram crescimento nas áreas de educação, geração de empregos e saúde, mas ainda assim, o país continua dividido em dois. Enquanto sul, sudeste e centro-oeste crescem em alto e moderado desenvolvimento, o norte e nordeste seguem em nível regular ou baixo.
O cenário é retratado nos dados do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) com ano base de 2009, quando são comparados ao levantamento de 2000. A pesquisa mais recente, 2009, foi divulgada na última semana. O Índice acompanha a evolução dos 5.564 municípios do país desde o ano de 2000, considerando três áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde.
Analisando os três fatores, o estudo classifica os municípios entre desenvolvimento alto, moderado, regular ou baixo. Entre 2000 e 2009, o índice de cidades com baixa crescimento caiu de 18,2% para 0,4%. – Veja comparação no quadro acima.
De acordo com o gerente de estudos da Firjan, Guilherme Mercês, a implantação de políticas sociais, combinadas com outras ações, no Norte e Nordeste contribuiu para o maior crescimento nas regiões, elevando os indicadores sociais na última década.
Mas ainda assim 22 municípios das duas regiões continuam com indicadores baixos, retratando os dois “Brasis” em relação ao desenvolvimento e condições básicas de saúde e educação para a população.
A distância entre as médias dos indicadores na parte norte e sul do mapa do país reflete a situação. A média dos 100 maiores índices – 0,8660 - é o dobro da média dos municípios com índices mais baixos – 0,4147.
Com isso, a projeção é de que o “Brasil da parte norte” demore 8 anos para alcançar os índices do “Brasil sul”. Já a população brasileira da maioria dos municípios só terá acesso igualitário e digno a condições de saúde, educação e emprego em 2037. A previsão tem como base o ritmo de crescimento observado pelo IFDM desde 2005.
O gerente de estudos pontua como fatores principais para a “corrida” por indicativos melhores o investimento em saúde e educação. Os Estados da região sul apresentam o maior índice de municípios com IFDM acima de 0,6, somando 67,8%.
No fator saúde, os três Estados da região estão entre os seis primeiros colocados. Paraná é campeão com 0,8898. Marcelo ressalta o funcionamento do Programa Saúde da Família, que previne as doenças graves com o atendimento nas residências.
Ele também frisa que o maior problema no país, constatado na pesquisa, é a falha nos atendimentos de alta complexidade, que acabam se concentrando em grandes centros por falta de estrutura nos demais Estados e municípios.
O pesquisador também ressalta que cabe ao Governo Federal captar impostos e distribuir de forma homogênea entre os municípios, analisando a desigualdade entre os mais pobres e ricos.
Desenvolvimento do Brasil - Mas apesar da diminuição da desigualdade no país, o Índice no Brasil caiu em 2009 para 0,7603, recuo de 0,6% em relação a 2008 – 0,7649. Desde 2000, é a primeira vez que a pesquisa registra queda no IFDM. Em 2007 foi registrado 0,7478 e em 2000 o Índice foi de 0,5954.
Os municípios de alto desenvolvimento também caíram em 2009 para 235, contra 269 em 2008.
O levantamento mostra que o fator Emprego & Renda foi decisivo para a queda em 2009, refletindo o impacto da crise mundial. O fator teve recuo de 5,2% e foi sentido principalmente nos grandes mercados do país: das 50 cidades, 37 tiveram queda no desenvolvimento.
Em compensação, os fatores saúde e educação tiveram aumento de 3,6% e 0,9% respectivamente.
Estado e cidades campeãs - No ranking dos Estados em 2009 com o maior percentual de cidades com alto desenvolvimento está São Paulo, com 40,5% dos municípios. Já o estado com pior indicativo é a Bahia, com 38,4% das cidades em baixo desenvolvimento.
Já no indicativo das cidades campeãs, São Paulo aparece com 14 dos 15 municípios com os melhores indicativos. Barueri registrou novamente a maior pontuação do IFMD – 0,9303.
Mato Grosso é o único Estado que aparece com representante entre os paulistas no ranking. O município de Lucas do Rio Verde ocupa a oitava posição. A produção de soja e algodão na região são os principais responsáveis pelo índice alto.
A pior cidade no Índice dos 10 brasileiros é São Felix de Balsas, no Maranhão – 0,3413. A Bahia e o Maranhão são responsáveis pela maioria das cidades com IFDM baixo.
Mato Grosso do Sul não aparece com municípios entre os 15 piores ou melhores índices da pesquisa. Mas Campo Grande é classificada como a 5ª Capital mais desenvolvida do país.
Pesquisa - O IFDM é desenvolvido pela Firjan e apresenta anualmente os dados oficiais com base nas três áreas de desenvolvimento, com os dados oficiais fornecidos pelo Governo Federal e prefeituras.
A pesquisa começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite analisar a melhora ocorrida nas cidades a cada ano. A defasagem temporal dos dados é atualmente de dois anos, sendo o estudo mais recente de 2009 e divulgado na última semana.
Na área de Emprego & Renda, o foco é no mercado formal de trabalho, não considerando a informalidade como dados de desenvolvimento - geração de emprego e remuneração média. Na educação, são analisados dados do ensino fundamental e educação infantil, além da qualidade da educação – matrícula, distorção idadesérie, horas aula diárias e resultado do IDEB.
Já na saúde, o foco é na atenção básica, no primeiro nível de contato da sociedade com o sistema de saúde – consultas pré-natal, óbitos por causas mal-definidas e infantis por causas evitáveis.
A pesquisa completa pode ser conferida no site: http://www.firjan.org.br/


Copa 2014: TCU fecha parceria para identificar os ralos de dinheiro público

Nos canteiros das obras ligadas à Copa do Mundo de 2014, os cronogramas de execução permanecem em atraso, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) se antecipa para apertar o cerco aos desvios de recursos e ao superfaturamento de contratos. Prevendo que o Brasil sofrerá os mesmos problemas enfrentados pelo último anfitrião na organização da competição, o TCU firmou acordo com a Auditoria-Geral da África do Sul para mapear todos os ralos por onde escoaram recursos públicos no país e assim tentar prevenir os erros na Copa que acontecerá no Brasil.
O auditor-geral da África do Sul, Terence Nombembe, deu a autorização para que os países trocassem experiências na fiscalização da aplicação do dinheiro público e indicou os principais pontos que mereceram atenção especial na Copa do Mundo de 2010 (veja quadro ao lado). Logo após a competição, as autoridades africanas detectaram rombos nos cofres públicos, principalmente nas autarquias de economia mista, pela aplicação de recursos públicos na aquisição de ingressos para a competição.
Com o argumento de fomentar as relações institucionais durante os Jogos, entes do governo gastaram milhões na compra de entradas para as partidas, mas só depois da Copa os auditores detectaram a irregularidade. Atento ao problema africano, o tribunal já estuda medidas para alertar o governo sobre esse tipo de comportamento, quando 2014 chegar.
Auditoria realizada na África do Sul depois da Copa do Mundo identificou despesa de US$ 1,8 milhão da estatal de petróleo — com modelo administrativo semelhante ao da Petrobras — para a compra de mais de mil ingressos que seriam distribuídos aleatoriamente entre funcionários, clientes, autoridades e artistas.
Gestão
Para não ser pego de surpresa, o TCU também está interessado no plano de gestão dos empreendimentos da Copa realizado pela África do Sul. Relatos preliminares indicaram que o atraso nas obras gerou fator inesperado quando a data da competição se aproximava. Pressionadas pelo governo para entregar estádios e estrutura de transporte no tempo certo, as empresas contratadas ganharam poder de barganha para “trocar” a celeridade do trabalho por aditivos de contrato. O governo ficou refém da “chantagem” das empreiteiras, pois às vésperas da Copa não poderia correr o risco de parar a obra para selecionar outra empresa.
Em troca da radiografia feita pelo órgão africano que corresponde ao TCU no Brasil, os ministros do tribunal se comprometeram a fechar acordo de cooperação para trocar métodos de auditagem de recursos públicos e apoiar a fiscalização.
O “encalhe” dos estádios construídos por meio de parcerias público-privadas também é um problema que preocupa auditores e administradores brasileiros. Na África do Sul, pelo menos cinco das 10 arenas construídas não tiveram viabilidade econômica para pagar o financiamento e se transformaram em onerosos fardos para o governo conservar.
Monitoramento
Confira os problemas que a África do Sul enfrentou e o que o TCU pretende se antecipar
Aditivos
O atraso no cronograma das principais obras, de transporte e construção de estádios deu às empreiteiras responsáveis o poder de barganhar pelo pagamento de aditivos, aumentando o preço final do empreendimento. Como o governo da África do Sul não podia se dar ao luxo de suspender contratos ou abrir novas concorrências, ficou submetido à “chantagem” das empresas de engenharia.
Elefante branco
No modelo de parceria público privada adotado, o financiamento das obras por parte dos estados veio de recursos públicos. Os entes, no entanto, tiveram que pagar a conta do financiamento depois da entrega dos estádios. A dívida pesou no orçamento e pelo menos metade dos estádios tornou-se um fardo para a administração pública sul-africana.
Ingressos
Além de enfrentar os grandes “cambistas”, que compraram a maior parte dos ingressos antes mesmo das competições, a África do Sul teve problemas com gastos irregulares de recursos orçamentários por parte de estatais que investiram verbas públicas na aquisição de entradas para distribuir aos funcionários ou em ações promocionais.

Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional, diz presidente do PSDB

Em nota divulgada no site do PSDB neste sábado (29), o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), desejou rápida recuperação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve diagnosticado hoje, em São Paulo, um câncer na laringe.
- Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional.
A mensagem diz ainda que, ao saber do diagnósticos, os tucanos ficaram “preocupados, como todos os brasileiros".
Outro partido de oposição, o PPS, também manifestou solidariedade a Lula e desejou sucesso e pronta recuperação ao ex-presidente. O deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do partido, elogiou a atitude do ex-presidente.
- Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos.
Em nota publicada em seu site, o PT, partido do qual Lula foi um dos fundadores e é presidente de honra, pede aos brasileiros que enviem ao ex-presidente “uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva”. A nota termina com um recado para Lula.
- Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras.
Durante a Cúpula Ibero-Americana, em Assunção, os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Rafael Correa, do Equador, lamentaram a notícia de que o ex-chefe do governo brasileiro teve diagnosticado um tumor na laringe.
A informação foi dada em plenário por Lugo, que lembrou o fato de a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ele mesmo terem passado por esse problema de saúde.
Ao iniciar sua exposição na cúpula, o equatoriano Rafael Correa enviou "um grande abraço" a Lula e disse que o líder brasileiro conseguirá vencer a doença, já que se trata de "um lutador acostumado a vencer grandes batalhas".

sábado, 29 de outubro de 2011

Denúncias colocam em risco seguros pagos por 27 mil funcionários do BB

Dez pessoas, em média, procuram mensalmente a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb) para esclarecer problemas sobre os seguros de vida que contrataram. Trata-se de associados com dificuldades em receber sinistros ou premiações em vida, garantidos por meio de sorteios pela loteria federal. Os percalços que enfrentam explicam-se pela substituição, em março deste ano, da seguradora e da corretora que prestavam serviços à entidade de classe, numa transação que já rendeu boletins de ocorrência policial, processos na Justiça e no Ministério Público, além uma ação na Superintendência de Seguros Privados (Susep), do Ministério da Fazenda. As acusações vão da falsificação de documentos à apropriação indevida de quase R$ 4 milhões, e passam por tentativas de extorsão e até de agressão física.

Nessa briga, sobram versões acerca dos motivos da transferência da seguradora — no lugar da Tokio Marine, entrou a Icatu Seguros — e da corretora — a Guard Administração e Corretora de Seguros foi substituída pela Just Life Corretora e Administradora de Seguros — pela Anabb. A entidade garante que diversas ilegalidades foram feitas pela antiga corretora, de propriedade de Jadir Gomes, obrigando uma rescisão tanto com a Guard quanto com a Tokio Marine para garantir proteção aos cerca de 27 mil beneficiários diretos dos seguros. Já Gomes alega que a apólice que construiu desde o primeiro segurado, numa modalidade que lhe garante exclusividade sobre a carteira, foi roubada por Valmir Camilo, dono da Just Life e ex-presidente da Anabb entre 1996 e 2010.
Pagamentos

Para Camilo, o fato de a nova corretora dos seguros da Anabb ser de sua propriedade não representa um conflito de interesses. Ele, que comandou a entidade de classe dos funcionários do BB por 14 anos, hoje é apenas mais um associado. “Você não encontra um corretor de confiança em qualquer esquina. Ainda mais que abrisse mão do agenciamento para pagar apólices que não haviam sido comunicadas pela corretora anterior”, justifica. De acordo com ele, nos primeiros seis meses de 2010, apenas 24 sinistros foram pagos pela Tokio Marine intermediadas pela Guard Corretora, enquanto, no mesmo período de 2011, já sob a administração da Just Life, houve 94 pagamentos. “A corretora anterior deixava de comunicar os sinistros para receber bônus da seguradora”, acusa.
Gomes, dono da Guard Corretora, não apenas nega as acusações como alega ter sofrido uma tentativa de extorsão de Camilo, para quem teria depositado R$ 3,6 milhões, entre março e maio de 2010, na ocasião da troca de seguradora, da Icatu para a Tokio Marine. “Quando ocorre essa transferência, gera a figura do agenciamento, um valor que a nova seguradora oferece, comum e legal no mercado. Eu abri mão disso em favor da Anabb. O Camilo me deu, então, o número da conta da empresa dele, a Just Life. Autorizei os depósitos, mas soube que esse dinheiro nunca chegou à Anabb”, afirma, ao apresentar o que diz ser as cópias das transferências. “Em março deste ano, ele me pediu mais dinheiro. Como eu não dei, simplesmente trocou de seguradora, voltando para a Icatu, e levou a apólice para a corretora dele — uma apólice montada com meu suor, com venda de porta em porta”, sustenta.

Confiança

“Nunca recebi nenhum centavo da Tokio Marine”, rebate Camilo. Emílio Ribas, presidente da Anabb, endossa a declaração do ex-dirigente. “Não existe esse bônus. O doutor Valmir (Camilo) saiu da entidade para poder acionar o Jadir (Gomes), que no desespero faz denúncias sem critérios. Pela conduta e atenção com que (Camilo) sempre conduziu os trabalhos da Anabb, não havia motivos para não contratar a seguradora dele. É uma questão negocial e de confiança entre pessoas que fazem um bom trabalho”, destaca Ribas. A ata da reunião em que ficou decidida a troca de seguradora e de corretora existe, mas não pode ser apresentada, segundo o presidente da Anabb, por se tratar de um documento interno que depende da autorização dos demais conselheiros para divulgação.
Em meados deste ano, o Conselho Fiscal da Anabb foi pressionado por alguns integrantes a investigar mais a fundo as denúncias das irregularidades, mas optou por uma apuração prévia. “Por quase unanimidade, a proposta de apurar preliminarmente, antes de instalar uma comissão de ética, foi aprovada. Se abro um processo, a situação de desconfiança para os associados, no meio de uma eleição, seria muito ruim. Queremos evitar conotação política nesse caso”, justifica Ribas.

Ele garante que a varredura na Anabb continuará, a fim de identificar todos os associados possivelmente prejudicados pela “gestão inadequada” da Guard Corretora e corrigir os problemas. As duas seguradoras foram procuradas, mas não deram detalhes do caso. A Susep não deu retorno à reportagem.

Acusações

O mais recente capítulo da guerra de acusações é uma ocorrência policial, registrada em 19 de outubro, na Polícia Civil do Distrito Federal, em que Jadir Gomes requer abertura de inquérito policial contra Emílio Ribas, presidente da Anabb, e outros dirigentes da entidade, devido à veiculação de notícias no site da instituição sobre supostas irregularidades cometidas por sua corretora de seguros. Ele acusa os citados de calúnia, infâmia e difamação.
Ilegalidades

Em resposta a um pedido de instauração de inquérito civil, feito pelo antigo corretor da apólice de seguros da Anabb ao Ministério Público do Distrito Federal, a entidade listou as irregularidades que teriam motivado o fim do contrato com a Guard Corretora e com a Tokio Marine. Entre elas, estão a retenção dos valores a serem pagos pelos sinistros, ausência de comunicação dessas ocorrências, divergências entre valores e até falsificação de documentos.

Banco Central indica que fará um novo corte na taxa de juros

O Banco Central está vendo o mundo com óculos escuros. O cenário sombrio, descrito na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) de agosto, foi repetido no documento divulgado ontem, referente ao encontro da semana passada, no qual o BC explica os motivos para a queda de mais 0,50 ponto percentual na taxa de juros frente a uma inflação ainda em alta no mercado interno. Para o BC o ambiente econômico carrega um nível de incerteza “acima do usual” e o cenário externo, que já continha perspectivas de “reduções generalizadas e de grande magnitude” para o crescimento dos principais blocos econômicos, está ainda pior.
Segundo a ata, essa deterioração contribui para o freio dos preços no Brasil e, assim, os membros do Copom voltaram a assegurar que cortes moderados nos juros básicos “são consistentes” com o retorno da inflação para a meta de 4,5% em 2012.“O Copom reconhece um ambiente econômico em que prevalece nível de incerteza muito acima do usual, e pondera que o cenário prospectivo para a inflação, desde sua última reunião, acumulou sinais favoráveis. O Comitê nota que, no cenário central com que trabalha, a taxa de inflação se posiciona em torno da meta em 2012, bem como identifica riscos decrescentes à concretização de um cenário em que a inflação convirja tempestivamente para o valor central da meta”, diz o documento.

Incógnita

Com essa indicação, economistas e analistas de mercado apostam em mais uma queda de 0,50 ponto percentual este ano, com a taxa Selic chegando em dezembro a 11% ao ano. Nem mesmo a constatação de que a inflação estará acima do centro da meta em 2012 diminui a aposta. Na ata, o BC diz que trabalha com um “cenário central” em que a taxa de inflação se posiciona em torno da meta no ano que vem.
Para os economistas, o nível da taxa de juros em 2012 é ainda uma incógnita. As apostas, para o ano que vem, vão desde a manutenção da Selic em 11% — estimativa, por exemplo, do BES Investimento — até uma queda mais acentuada, com a taxa de juros básica da economia indo para um dígito, num patamar entre 9,50% e 9,75% ao ano, expectativa com a qual trabalha a Prosper Corretora. O economista-chefe do BES Investimento, Jankiel Santos, avalia que o Banco Central não tem mais muito espaço para baixar a taxa Selic, já que não houve ruptura no cenário externo. “A solução para a Grécia e o fortalecimento do Fundo de Estabilidade Financeira da União Européia vão no sentido contrário, de atenuar a crise internacional”, observa.

Justiça Federal dá prazo de 72 horas para Inep explicar vazamento de questões do Enem

Agência Brasil
Brasília – A Justiça Federal no Ceará deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal no estado de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana.
O MPF-CE propôs ontem (27) uma ação civil pública pedindo que o Enem fosse cancelado ou que as questões que vazaram na fase de pré-teste do exame por meio de apostila distribuído pelo Colégio Christus, de Fortaleza, fossem anuladas. O juiz federal Luiz Praxedes Viera da Silva só se manifestará após o prazo estipulado, que termina na manhã de segunda-feira (31).
O MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado pela Justiça.
O pedido de anulação foi feito após a notícia de que estudantes do colégio cearense receberam uma apostila, semanas antes da prova do Enem, com 14 questões idênticas às do exame nacional. Os itens fizeram parte de um pré-teste do Enem, do qual alunos do Christus participaram em outubro de 2010. De acordo com o procurador, como os alunos tiveram acesso antecipado às questões, o exame deveria ser anulado porque houve violação do princípio da isonomia.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O Ministério da Educação decidiu cancelar as provas do Enem dos alunos do Christus. Eles terão uma nova chance de fazer o exame no fim de novembro.

Após redução da Cide, Petrobras anuncia reajuste de 10% no preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras anunciou o reajuste de 10% no preço de venda nas refinarias da gasolina e de 2% no diesel, após o Ministério da Fazenda ter informado redução das alíquotas da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) sobre os dois combustíveis. O aumento passa a vigorar a partir do dia primeiro de novembro, assim como o corte no tributo. Abrindo mão de parte da arrecadação do tributo, o governo deve impedir que o aumento chegue ao consumidor.
— O reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional, em uma perspectiva de médio e longo prazo, que vem apontando um novo patamar para os preços praticados — informa a Petrobras em nota.
De acordo com a Petrobras, os preços da gasolina e do diesel sobre os quais incide o reajuste anunciado não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Mais cedo, o Ministério da Fazenda informou que o governo vai reduzir, também a partir de primeiro de novembro, as alíquotas da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) sobre gasolina e óleo diesel. No caso da gasolina, a tarifa passará de R$ 0,192 por litro para R$ 0,091 por litro. Para o óleo diesel, a cobrança cairá de R$ 0,07 por litro para R$ 0,047 por litro.
— O objetivo é amenizar flutuações dos preços internacionais do petróleo, além de garantir a manutenção da estabilidade dos preços dos combustíveis — afirmou a Fazenda, em nota.
A medida valerá até 30 de junho de 2012 e tem custo estimado de R$ 282 milhões em 2011 e R$ 1,769 bilhão em 2012.
— O governo está neutralizando a elevação dos custos desses produtos, mantendo o preço ao consumidor inalterado — completa a nota da Fazenda.
Um decreto presidencial com a medida deve ser publicado, no Diário Oficial da União, na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro. A Petrobras vinha pedindo ao governo uma redução do peso da Cide para contrabalançar o encarecimento do petróleo no mercado mundial e o aumento da necessidade de importação da gasolina, devido à diminuição da mistura de etanol no combustível.
A estatal, que anuncia no próximo dia 11 seu balanço financeiro referente ao terceiro trimestre, deve registrar uma sensível queda no lucro em relação ao segundo trimestre devido a perdas de receita decorrentes da manutenção do preço de seus principais produtos na refinaria.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Homens que comem alimentos “não saudáveis” têm maior probabilidade de serem inférteis

Jovens que esperam um dia se tornar pais devem cortar os lanches e alimentos considerados “não saudáveis”. Cientistas descobriram que os homens que abusam de pizza, batatas fritas e lanches podem se tornar inférteis. As informações são do Daily Mail.
Segundo os médicos da Universidade Harvard e da Universidade de Murcia, a nutrição pode ter um impacto direto sobre o sistema reprodutivo masculino.
Depois de analisar o esperma de homens com idade entre 18 e 22 anos, os pesquisadores descobriram que eles tinham uma dieta rica em gorduras trans - um ingrediente encontrado na maioria dos alimentos processados - e que por isso estavam em maior risco de infertilidade.
Antes de participar do estudo, todos os 188 voluntários do sexo masculino foram avaliados para garantir que outros fatores da saúde não poderiam afetar a qualidade do esperma.
Questionários alimentícios foram concluídos, e as dietas dos participantes foram colocados em duas categorias: "ocidental" - uma dieta rica em carne vermelha, carboidratos refinados, doces e bebidas energéticas - e “prudente” - uma dieta rica em peixes, frutas, verduras e grãos integrais.
Testes de sêmen foram então conduzidos para avaliar o movimento de concentração de espermatozóides e forma dos mesmos.
Ter uma dieta saudável foi associado com o movimento maior de espermatozóides, enquanto o esperma dos homens com dietas pobres foram associados para serem menos propensos a sobreviver à jornada para fertilizar um óvulo.
O principal autor do estudo Audrey Gaskins, disse que a principal conclusão geral do trabalho é que uma dieta saudável parece ser benéfica para a qualidade do sêmen.
- Especificamente, uma dieta saudável composta de uma maior ingestão de peixes, frutas frescas, grãos integrais, legumes e verduras parece melhorar a motilidade dos espermatozóides, o que significa um maior número de espermatozóides que realmente se movem, ao invés de ficarem parados.
Um segundo estudo que trabalhou com 100 voluntários do sexo masculino liderado por Jorge Chavarro, da Escola de Saúde Pública de Harvard, revelou que uma dieta rica em gordura trans tinham níveis mais baixos de concentração de espermatozóides.
Gaskins disse no entanto, que apesar dos resultados é necessário mais trabalho para explorar a correlação exata entre nutrição e fertilidade.
- Este foi um estudo pequeno, e não sabemos se há algo a mais sobre os homens que faz com que eles possuam pior mobilidade. Nós não sabemos se a nutrição realmente provoca a mudança. Assim, por agora tudo o que podemos dizer é que há uma associação entre a nutrição e a qualidade do esperma.
Edward Kim, presidente da Sociedade de Reprodução Masculina e Urologia afirmou que ainda está explorando o impacto da nutrição sobre a fertilidade masculina, mas mesmo estes estudos iniciais apontam para uma ligação entre uma boa dieta e saúde reprodutiva para homens.

Morango ajuda a fortalecer os dentes e ossos

O morango é uma fruta riquíssima. Por causa de suas baixas calorias, é excelente para quem quer manter a forma.
Além disso, ela é rica em nutrientes que trazem muitos benefícios à saúde, como a vitamina C.
A fruta também ajuda a fortalecer os ossos, os dentes, a combater infecções e auxilia no processo de cicatrização.
O colesterol e a prisão de ventre também são combatidos pela fruta graças a pectina e as fibras solúveis contidas nela.
Por ser rico em potássio, o morango equilibra a quantidade de sódio no organismo, evitando a retenção de líquidos.
De acordo com estudos, alimentos ricos em potássio ajudam a regular o organismo, ajudando o corpo a reter menos líquido.
Outro benefício proporcionado pela fruta é contribuir para a multiplicação de células devido ao ácido fólico. O morango também ajuda a reciclar a vitamina E no organismo, contribuindo para a produção de colágeno na pele.

Estado deve pagar R$ 40 milhões a mais de juros da dívida neste ano

O pagamento de todos os encargos e juros da dívida do Estado com a União deve chegar a R$ 680 milhões neste ano contra os R$ 639 milhões pagos em 2010.
A informação é do auditor geral do Estado, Rédel Furtado Neres, que participou de audiência pública nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, para prestação de contas dos poderes.
Neres apresentou números aos deputados do segundo quadrimestre deste ano e comparou os dados com o mesmo período do ano passado. Com as informações, garantiu que a administração pública estadual tem cumprido todos os limites estabelecidos pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Entre os números, apontou evolução de 144,03% de receitas de capital, acúmulo gerado por operação com o Bird (Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento), que concedeu empréstimo de US$ 300 milhões.
“É a primeira operação de ‘vulto’ do Estado nos últimos dez anos”, explicou. Ainda conforme o auditor, o governo do Estado teve receita corrente líquida de R$ 5,7 bilhões. O gasto com pessoal gira em torno de R$ 2,8 bilhões; metade da receita.
Além do governo do Estado, também prestaram contas nesta quarta-feira MPE (Ministério Público Estadual), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Assembleia Legislativa e TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

Feriado contestado em MS é aprovado no Senado e agora só depende de sanção

O Senado Federal aprovou no dia 20 de outubro projeto de lei que declara feriado nacional o 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra. Agora a proposta depende da sanção da presidente Dilma Roussef, o que deve ocorrer no próximo mês.
A data virou polêmica depois do Tribunal de Justiça derrubar o feriado estadual, criado em 2009 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
“A aprovação pelo Senado é a prova cabal de que a proposta não é inconstitucional”, comemora o autor do projeto aqui no Estado, o ex-deputado Amarildo Cruz.
A comemoração já é reconhecida em três capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, em homenagem a Zumbi do Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.
O projeto original que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (PLS 520/03), de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), previa apenas a data, mas não o feriado.
Aprovado pelo Senado, o texto foi enviado à Câmara dos Deputados e apensado a outra proposta (PLS 302/2004), que propunha o dia 20 de novembro como feriado nacional.
Em Mato Grosso do Sul a folga foi contestada pela Federação do Comércio. A entidade alega ser inconstitucional e prejudicar as relações trabalhistas, pela necessidade de pagamento de horas extras.

Os servidores municipais da capital recebem seus salários na próxima quarta-feira

O salário dos servidores públicos municipais ativos e inativos estará disponível para saque na próxima quarta-feira, 2. O valor correspondente à folha de pagamento do mês de outubro será depositado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle (Seplanfic).
Há dez anos, o salário dos servidores municipais é liberado entre o segundo e o terceiro dia útil de cada mês. A atitude dá segurança e tranqüilidade aos trabalhadores, que podem assumir e honrar seus compromissos financeiros. O pagamento em dia também estimula a economia local, que vê o retorno dos impostos pagos, em forma de ações e no desenvolvimento de projetos e programas.

Governo do Estado paga salário do funcionalismo no dia 1º

Os cerca de 66 mil servidores públicos do Poder Executivo do Estado recebem no dia 1º de novembro (terça-feira) os salários referentes ao mês de outubro. O pagamento segue rigorosamente em dia, de acordo com determinação do governo.

Desde o início da atual gestão a garantia dos salários do funcionalismo é prioridade. O calendário que atualmente é cumprido obedece ao modelo definido pelo governador André Puccinelli de assegurar que o dinheiro esteja na conta dos trabalhadores já no primeiro dia útil de cada mês.

Guerreiro só vai desistir de assumir vaga na Assembleia no dia 4


O advogado sidrolandense Gerson Claro Dino (PDT) terá de esperar mais nove dias para ter a certeza de que assumirá a vaga aberta na Assembleia Legislativa com o afastamento do deputado Felipe Orro que pediu licença por 4 meses e um dia.
É que o primeiro suplente, substituto imediato, o vereador de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro (PSD), só vai formalizar sua desistência da vaga no próximo dia 04 de novembro, sexta-feira depois do feriadão, embora garanta já ter tomado a decisão. “Isto é uma armadilha que prepararam para me afastar de Três Lagoas. Continuarei vereador para disputar a prefeitura em 2012”, assegura Guerreiro.Ele tem até o dia 06 de novembro para desistir ou atender a convocação da Assembléia. Neste caso terá renunciar mais de um ano de mandato na Câmara Municipal por no máximo de 121 dias de permanência na Assembleia como deputado.
Antes de sacramentar sua desistência da primeira suplência de deputado estadual, Guerreiro pretende se reunir com o senador Delcidio do Amaral e sacramentar de vez o apoio do PT que deve indicar o vice na sua chapa de candidato a prefeito.“Vou deixar claro que a gente com candidatura espalhada não vai a lugar nenhum. Não adianta lançar candidatura só por para marcar posição. Temos que nos unir, só assim teremos chance de enfrentar a ganha das máquinas, do Governo e da Prefeitura”, avalia.
Ângelo Guerreiro é vereador em segundo mandato em Três Lagoas. Aparece em primeiro lugar nas pesquisas para prefeito. É a segunda vez que tenta e acabou como suplente primeiro suplente de deputado estadual. Em 2006, quando ficou na suplência do então deputado coronel Ivan, teve 10.065 votos (9.238 só em Três Lagoas).
Na eleição de 2010, obteve 16.449 votos (14.094 em Três Lagoas),ficando na primeira suplência. Mês passado entrou no PSD, porque seu antigo o partido o PDT, se reaproximou do governador André Puccinelli.

Álcool mata ao desacelerar o sistema nervoso, explica médico

A causa da morte da cantora Amy Winehouse foi divulgada nesta quarta-feira (26) como sendo excesso de consumo de bebida alcóolica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o álcool, o cigarro, a obesidade e o sedentarismo são as principais causas de morte por doença não-contagiosa no mundo.
Há três maneiras que o álcool pode matar uma pessoa, segundo o médico Ronaldo Laranjeiras, coordenador da unidade de pesquisa em álcool e drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A primeira, como no caso de Amy, é bastante comum. É a chamada morte por “toxicidade aguda”, quando o efeito venenoso do álcool afeta o cérebro ao ponto de desligar as funções vitais. “O álcool causa a depressão do funcionamento do sistema nervoso central. O primeiro efeito pode ser prazeroso: você fica relaxado. Em excesso, pode levar ao coma alcoólico e à morte”.
O chamado “coma alcoólico” ocorre quando o sistema nervoso central é desacelerado a um ponto em que a pessoa acaba perdendo os sentidos. Se o consumo é intenso, o efeito pode fazer parar de funcionar a área do cérebro responsável por controlar a respiração e o coração. Ou seja, pulmão e coração param de funcionar.
No caso da cantora britânica, os efeitos provavelmente foram potencializados pelo estado de saúde fragilizado. “O corpo dela estava bem debilitado, porque já vinha de um uso crônico de álcool e drogas. O coração não aguentou”, explica o médico.
A outra maneira que o álcool pode matar é lentamente, ao longo de anos. “O consumo de álcool crônico mata porque causa problemas cardiovasculares, câncer e doenças no fígado”, diz Laranjeiras. Embora esse último tipo seja o mais lembrado, ele é o mais raro.
“As pessoas pensam sempre em cirrose, mas a doença do fígado corresponde a apenas 15% das mortes dos alcoólatras”, diz o especialista. O mais comum entre esse tipo de pessoa é a morte por problemas cardiovasculares. O álcool causa hipertensão e enfraquece coração, veias e artérias.
Já o câncer é uma doença que as pessoas não associam normalmente ao consumo de bebidas alcoólicas, segundo Laranjeiras, mas que está intimamente ligado ao abuso. “Uma mulher que toma duas taças de vinho todos os dias tem 20% mais chance de ter câncer de mama”, exemplifica.
Por fim, a terceira causa de morte pelo álcool é a mais comum: os acidentes. “O álcool mata mais no trânsito, em homicídios ou em brigas”, explica o médico. “O efeito da bebida no sistema nervoso central afeta a capacidade de julgamento crítico e a coordenação motora. O que causa acidentes e desentendimentos”, explica.
Fonte: G1

Sol da manhã oferece risco menor de câncer de pele, sugere pesquisa

Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (24) sugere que os raios solares ultravioleta são menos perigosos de manhã cedo do que à tarde. O estudo foi realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, e publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Os cientistas incidiram raios ultravioletas na mesma intensidade sobre dois grupos de ratos às 4h da manhã e às 16h. O risco de desenvolvimento de câncer de pele entre os que receberam os raios de manhã foi 500% maior.
No entanto, ratos têm hábitos noturnos, enquanto nós somos animais diurnos. Isso significa que o esperado é que o efeito seja exatamente o contrário.
“Portanto, nossa pesquisa sugere que restringir os banhos de sol ou as visitas à cabine de bronzeamento nas primeiras horas da manhã reduziria o risco de câncer de pele em humanos”, afirma Aziz Sancar, coordenador do estudo.
“Contudo, mais estudos em humanos são necessários antes que possamos fazer recomendações definitivas”, completa o pesquisador.
Fonte: G1

Durante show, Luciano anuncia fim de dupla com Zezé di Camargo

Fãs comentam na rede social Twitter na noite desta quinta-feira (27) que uma das duplas sertanejas mais conhecidas do país, Zezé de Camargo e Luciano, teria anunciado o fim da carreira.
De acordo com as publicações, Zezé teria cantado sozinho durante um show em Curitiba após um atrito com Luciano. A dupla anunciaria o fim da carreira definitiva em 2012, segundo outros fãs.
Um vídeo divulgado pela ÓTV, emissora de Curitiba, mostra o momento do show em que Luciano interrompe a apresentação e anuncia que vai parar de cantar.
"Eu vou abandonar os palcos porque, realmente, está impossível para mim. Há muito tempo que venho brigando com isso e não consigo mais lidar. É uma culpa minha, e talvez da minha saúde", disse Luciano.
"Vou dar o máximo de mim hoje, não era para estar aqui agora, mas até o final do ano vou cumprir todos os compromissos. No ano que vem, meu irmão vai continuar a carreira, sozinho. E vocês vão ser a segunda voz que ele sempre mereceu", continuou. O cantor então saiu do palco e deixou Zezé cantando sozinho.
Procurada pelo Terra, a assessoria de imprensa dos cantores afirmou que só se manifesta após o show acabar. Um post no Twitter oficial da dupla, porém, deu a entender que tudo não passava de um desentendimento. "A história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua".

Fetems conquista Concurso para Administrativos em Educação

Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) alcançou mais uma conquista na manhã desta quinta-feira, dia 27, após reunião com a secretária de Estado de Administração de MS, Thie Higuchi Viegas dos Santos, ficou decidido que o Concurso para os Administrativos em Educação terá o seu edital lançado até o final de novembro.
De acordo com o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, o compromisso do Governo do Estado é que o edital seja lançado no final de novembro e que a prova seja realizada até o dia 20 de dezembro. “Nossa luta é para que seja suprida, com a máxima urgência, a necessidade evidente de profissionais concursados nas escolas estaduais de MS, principalmente na área de limpeza e na merenda”, disse.
Roberto afirma que considera o Concurso dos Administrativos em Educação é mais uma vitória da Fetems, pois através de muita cobrança e diálogo com o Governo do Estado que se chegou a está decisão.
Além disso, a secretária dos funcionários administrativos da Fetems, Idalina da Silva ressaltou que o compromisso do Governo é que se este concurso não suprir as necessidades das escolas públicas ano que vem será realizado outro. “Esperamos que este concurso atenda as Escolas que estão em estado de emergência, para que o Governo não precise mais recorrer à terceirização, algo que a Fetems é totalmente contra. Defendemos o concurso, que é a maneira do trabalhador ser valorizado, ter seus direitos garantidos e ainda se capacitar em sua função”, conclui.

Após denúncias de corrupção, editais do DNIT em MS para a BR-163 continuam suspensos

Os editais para as obras de restauração, conservação e manutenção da BR-163, lançados pelo Dnit/MS, ainda continuam suspensos, desde que a presidente Dilma Rousseff determinou a suspensão, pelo prazo de 30 dias, de todas as licitações de projetos, obras e serviços, bem como de aditivos, do Ministério dos Transportes e do Dnit.
As obras em questão na BR-163 têm um valor inicial de R$ 69.1 milhões, definidos pelo Dnit/MS, dirigido pelo ex-governador Marcelo Miranda.
Antes dos novos editais, as obras de revitalização na BR-163 feitas em 2009 foram enquadradas no Fiscobras de 2010 em "irregularidades graves".
Em auditoria do TCU à época, os técnicos afirmaram que havia "indício de superfaturamento/sobrepreço de cerca de R$ 2.855.356,98” no segmento do km 467,7 ao km 594 da BR-163/MS, causado, principalmente, por falhas na especificação e na definição de preços de alguns serviços previstos no projeto da licitação.
Ali o TCU ainda encontrou falta de detalhamento da composição de custos do serviço, atestação indevida de medição do serviço de fresagem, deficiência verificada na apresentação das propostas de preços vencedoras e descumprimento de determinação anterior do TCU para licitação irregular.
O mesmo trecho entre os km 497,7 e o km 594 - passaria por nova licitação, com valor de R$ 11.192.375,31, pelo que consta no edital 0192-11-19, agora suspenso.

Confira o edital de 2009, com valor de R$ 43.7 milhões:


0696/08-19

04/02/2009 às 08:00

Seleção de empresa especializada para execução das obras e serviços de Revitalização – CREMA 1ª Etapa da BR-163/MS, Trecho: Div.PR/MS - Div.MS/MT, Subtrecho: Entr.BR-060(A)/ 262(A)(C.Grande(saída p/ SP)) - Entr. MS-435 (Capim Branco), Segmento: Km 467,70 ao Km 594,00, Extensão: 126,30km


Pelos editais agora suspensos, toda a BR- 163/MS passaria por obras de recuperação, um ano após às obras de revitalização.

Quando a reportagem do Midiamax percorreu os trechos da BR-163 apontados no Fiscobras, encontrou buracos, remendos, ondulações e falta de acostamento, apesar da rodovia ter passado pela obra recente ( veja reportagem anexa).
Segundo a assessoria do Dnit em Brasília, os editais que forem considerados inadequados serão corridos ou mesmo extintos, e, nesse caso, para dar lugar à nova licitação.
Nova diretoria do Dnit trabalha agora em sintonia com o TCU
Em audiência na Comissão Mista de Assuntos Econômicos do Congresso Nacional, no dia 18 e outubro, o novo diretor geral do Dnit, general Jorge Fraxe, acompanhado de auditores chefes de fiscalização do Tribunal de Contas da União – deu uma verdadeira aula sobre como as rodovias federais são superfaturadas, com sérios danos ao erário público e forte comprometimento da qualidade das obras.
Ladeado por especialistas em custos de serviços do TCU, as falas de Jorge Fraxe também marcaram um novo posicionamento em relação à gestão anterior, de Luiz Antonio Pagot – aquele que caiu depois de denúncias de corrupção no Dnit.
Fraxe falou em total sintonia com os auditores, dando razão às auditorias que apontam problemas de sobrepreço, superfaturamento, baixa qualidade de materiais e falta de projeto adequado para a execução das obras pelo país afora.
Em sua explanação, Fraxe afirmou, categórico: “Basicamente, um dos maiores problemas do Dnit é a composição de custos dos projetos. As fichas de composição dos custos unitários dos serviços. A coordenadoria de projetos do Dnit, com a coordenadoria de custos, deverão, a partir de agora, trabalhar de forma integrada, harmônica, permanente, para evitarmos essas incorreções, que muitas vezes dão um preço muito além do necessário na composição dos serviços”.
Ao falar do cancelamento de editais, afirmou: “ No momento em que eu revogo um edital ou rescindo um contrato eu elimino aquela irregularidade e vamos rever o processo. O projeto é a alma do Dnit, o projeto é o fator de sucesso ou de fracasso de um empreendimento. Tudo repousa no projeto e nos termos do edital de licitação.”
A solução, segundo Fraxe, é um novo tipo de edital: “Nós já estamos com um novo modelo de edital padrão, modificamos o anterior, abrimos a competição, portanto diminuímos em muito a restrição à competição, e já estamos nos preparando para retomar as ações de contratações do Dnit, sobre uma nova ótica agora, um edital mais democrático”, garante ele.
Juliana Pontes Monteiro de Carvalho, da Secretaria de Fiscalização de Obras 4 ( ferrovias) do TCU, explicou de que forma um projeto básico mal elaborado permite toda a sorte de “truques” e manipulações com o fim de ludibriar a fiscalização, e promover aditivos.
“O projeto mal feito e os aditivos dão margem ao desequilíbrio do contrato e a uma série de prejuízos, porque é possível diminuir ao bel prazer os itens que estão com preço abaixo do mercado e aumentar os que estão acima do mercado. Então, o projeto é o ponto crucial de uma obra”, garantiu Juliana Carvalho.
Juliana Carvalho responde pela auditoria no contorno ferroviário de Três Lagoas.








Governo sofre nova derrota na Assembleia e CCJR aprova parcelamento do IPVA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou por unanimidade o parecer do projeto de lei, referente ao parcelamento de débitos do IPVA.
De acordo com o autor do projeto, deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), os deputados analisaram e entenderam que é constitucional, legal e moral.
Para Marquinhos Trad, a sustentação maior para dar guarita a juridicidade, afastando o vício de iniciativa, foi a recente decisão do Supremo Tribunal Federal em caso idêntico no Estado do Amapá.
No caso de Amapá, a ministra Carmen Lúcia sustentou em seu voto que a Assembleia Legislativa pode e às vezes deve propor matéria acertas a matéria sobre o direito tributário, desde que não reduza o orçamento do Executivo.
A ministra Carmen Lúcia foi acompanhada por todos os outros ministros do Supremo Tribunal Federal.
Ainda segundo o deputado, no voto do ministro Celso de Melo, ele expressou que tanto no Legislativo, quanto no Executivo possuem legitimidade constitucional para propor projetos de lei em matérias de benefício tributário.
Receitas
O deputado destacou que no julgamento da ATI 2464-7, a ministra Carmen Lucia avaliou que apesar de sugerirem idéia de redução de receitas, não há prova de que provocaria de fato, redução de receita. E, que a experiência de que a concessão legal de benefícios legais, como desconto, parcelamento e redução de juros para o pagamento de débitos vencidos, costumam aumentar a arrecadação.
Unanimidade
A Assembleia, em unanimidade aprovou o projeto do deputado estadual Marquinhos Trad, contrariando o que sustentava o governador, que havia vício de iniciativa.
Agora, os deputados votam em 2ª votação se é justo, ou não parcelar as contas de quem tem veículos, ou motocicletas.
Segundo Marquinhos Trad, caso os deputados digam não ao projeto estarão dizendo não ao parcelamento e ficarão com apenas a alternativa de pagar a vista, ou perder o seu bem.
Para o deputado, o resultado desta votação demonstra que a ideia de dar descontos e parcelar o IPVA encontrou respaldo na legitimidade de agir. “Muitas pessoas estão com carros e motos apreendidos no pátio do Detran. E mesmo querendo retirá-lo, até por que ninguém adquire para vê-lo preso, não tem condições de pagar a vista”.
O deputado acredita que com a provação do projeto, muitos proprietários de veículos e motos irão ao órgão responsável buscar o parcelamento e reaver o bem.



Empreiteira troca de nome em contrato com Governo do Estado e ganha prazo para obra

A empreiteira que ganhou um contrato com valor inicial de R$ 3,9 milhões para executar obras do PAC/Funasa em Iguatemi, a 466 quilômetros de Campo Grande, recebeu mais 180 dias de prazo e trocou de nome com um termo aditivo publicado pelo Governo de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (26).
A Construbrás Contruções e Comércio Ltda teve sutilmente alterada a razão social no contrato com o Governo de Mato Grosso do Sul, e passou a se chamar Construbrás Construtora do Brasil Ltda.
O contrato original foi assinado em 2009 pelo então secretário de estado de Obras, Edson Giroto.
Com recursos do Governo Federal e contrapartida estadual, a Construbrás receberia, segundo a contratação, R$ 3.928.400,19 (Três milhões, novecentos e vinte e oito mil, quatrocentos reais e dezenove centavos) pela obra.
Pela construtora, apesar da mudança na razão social, quem assina tanto na contratação quanto no termo aditivo é Alberto Crestani. Wilson Cabral Tavares, que sucedeu Giroto na Agesul, assina o aditivo de hoje.
Na época, a empresa recebeu o prazo de 520 dias para concluir a obra. Em abril deste ano, o governo divulgou que 75% dos serviços, realizados com dinheiro do Governo Federal, já estavam terminadas. A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é responsável pela elaboração dos projetos e fiscaliza o trabalho.
“Restam apenas concluir a estação elevatória e fazer o trabalho social”, informou então o o gerente regional de Naviraí, Paulo Roberto Nepomuceno.

Colégio cearense copiou questões do Enem, afirma Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acusou nesta quinta-feira o colégio Christus de dar acesso antecipado a questões do Enem a seus alunos.
Um simulado realizado pela escola de Fortaleza há duas semanas trazia testes idênticos aos aplicados pelo exame nacional em todo o país no final de semana passada.
Segundo o ministro, integrantes da escola chegaram a pedir a alunos que não comentassem que o simulado continha questões do Enem.
Fernando Haddad afirmou que alguém do Christus copiou irregularmente dois dos 32 cadernos com questões pré-testadas ano passado no colégio. O pré-teste avalia o grau de dificuldade das questões, que depois são incluídas em banco do exame nacional.
O ministro ressaltou, porém, que ainda não é possível saber quais pessoas do colégio se envolveram na ação.
No Twitter, alunos disseram que "Jahilton" foi quem distribuiu o caderno. O site da escola informa que há um docente de física com esse nome. A reportagem não o localizou.
Histórico
O problema veio a público após alunos escreverem em redes sociais, no final de semana, que o colégio havia conseguido antecipar questões.
A principio, o MEC identificou oito questões iguais. Ontem (27), o Ministério concluiu que o simulado continha 14 questões do Enem. Elas haviam sido aplicadas no pré-teste realizado por duas turmas da escola em outubro de 2010 - os colégios que fazem o pré-teste são escolhidos por sorteio.
Segundo o MEC, todos os cadernos da pré-testagem foram devolvidos, mas o conteúdo pode ter sido copiado eletronicamente. "O material [o simulado] é o conteúdo de dois cadernos, na íntegra. Está absolutamente comprovado", disse Haddad.
As provas dos 639 alunos do Christus que fizeram o Enem foram anuladas. Elas serão reaplicadas em 28 e 29 de novembro. Ao todo, 4 milhões de estudantes participaram do exame nacional.
A escola não se pronunciou após a comprovação. Anteriormente, disse que o simulado foi feito com questões de seu próprio banco de dados, que poderia ter sido abastecido com itens enviados por estudantes.
Haddad disse que a hipótese "é uma impossibilidade lógica", devido ao número de questões coincidentes.
Pais e alunos do Christus disseram que a apostila vazou a estudantes dos colégios Antares, Ari de Sá Cavalcante, Sete de Setembro e Farias Brito. As escolas negam acesso privilegiado, mas disseram que alunos do Christus podem ter repassado o material a seus estudantes.

Proprietários de veículos final zero terão prazo maior para pagamento no Detran-MS

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS) vai estender até o dia 3 de novembro o prazo de pagamento do Licenciamento dos proprietários de veículo com placa final zero. A intenção é proporcionar maior comodidade ao usuário já que não haverá expediente no Detran/MS no dia 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. O atendimento volta ao normal no dia 3 de novembro e no dia 4 de novembro o Licenciamento final zero já será acrescido de multa.
Além do Licenciamento, os prazos de transferência de veículos que vencem neste período também serão estendidos. O usuário não precisará pagar multa por atraso na transferência.
As multas recebidas em casa não terão prorrogação do prazo já que haverá expediente bancário no dia 31 de outubro e 1º e de novembro. O pagamento das guias do Detran/MS pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica, Casas Loterias, Bradesco, Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil.
O Detran/MS alerta que foi estendido somente o prazo de pagamento sem acréscimo de multa. Em caso de fiscalização, o veículo que se encontrar com o licenciamento vencido será autuado.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dilma tira poder de Orlando Silva e assume a Copa

Por decisão da presidente Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, não será interlocutor do governo nas negociações da Copa de 2014 e na tramitação da Lei Geral da Copa no Congresso. A partir de agora, as decisões relativas à Copa ficarão centralizadas no Palácio do Planalto, nas mãos da presidente e da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. A decisão foi tomada diante do desgaste do ministro com a denúncia de que estaria envolvido num esquema de corrupção na pasta.
Embora o futuro de Orlando Silva ainda esteja indefinido e vá depender do desenrolar das denúncias e de respostas que ele apresentar, o certo é que o titular do Esporte já perdeu poder.
O ministro do Esporte - seja Orlando Silva ou não - passará a ser comunicado das providências a serem tomadas no Palácio do Planalto.
Dilma não está satisfeita com o trabalho de Orlando. Na segunda-feira, ainda em Pretoria, ela ficou irritada com o que leu na imprensa e chegou a telefonar para um ministro a fim de saber quem disse que ela aprovava o trabalho do ministro. A presidente, na realidade, afirmou que aprovara apenas as primeiras explicações dadas por ele em relação às denúncias de corrupção.
Segundo informações de bastidores do Planalto, Dilma cogitava ela mesma cuidar da realização da Copa do Mundo logo que assumiu o mandato, por considerar Orlando Silva muito próximo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Dilma nunca quis proximidade com a CBF por avaliar que a entidade exigia privilégios que ela não pretende conceder. Com as relações cada vez mais azedas entre Dilma e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e percebendo que se não mudasse de postura poderia perder o cargo, o ministro decidiu trocar de posição. Tanto é que ajudou a presidente a convencer o ex-craque Pelé a assumir o papel de embaixador honorário do Brasil na Copa do Mundo, uma forma de afastar Ricardo Teixeira das cerimônias oficiais relativas à realização do torneio de futebol.

Fetems defende debate sobre o aumento da carga horária nas escolas e trata outras políticas educacionais

O tema que está em debate na Educação Pública do país é o aumento da carga horária nas escolas, e a diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) é a favor de um amplo debate sobre o assunto, além de enfatizar que a expansão requer outros investimentos. Atualmente, duas propostas sobre o assunto estão sendo debatidas em Brasília.
Uma delas vem do Senado e sugere aumentar a quantidade de aulas das atuais 800 horas para 960 anuais. O MEC (Ministério da Educação) também discute ampliações no tempo de aula. No final do mês passado, o ministro Fernando Haddad informou que o órgão está debatendo três formas de aumentar o período dos alunos em sala: aumento de 200 para 220 dias letivos; ampliação da jornada diária de 4 para 5 horas; ou uma junção das duas formas, com a decisão final cabendo a cada rede de ensino.
Para o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli César, o aumento da carga horária deve estar associado a outras políticas educacionais. “A iniciativa é válida, mas é preciso pensar em um contexto maior. Em países com carga ampliada, o aluno passa a participar de projetos e atividades fora da sala de aula”, exemplifica. Roberto disse ainda que a expansão requer mais investimentos. “Entendemos que precisamos de ensino integral, com revisão do currículo e diminuição do número de alunos por sala de aula.
Além das disciplinas tradicionais, é necessário inserir programações culturais, esportivas e de lazer, que possam ampliar a experiência do aluno”, disse. O presidente afirma que a diretoria da FETEMS apóia a ampliação da carga horária apenas quando esses problemas como infraestrutura, investimentos, e entre outros, considerados mais urgentes, forem resolvidos. “Não aceitaremos mais uma vez um projeto de cima para baixo, sem um amplo debate com os trabalhadores em educação”, afirma.

Tabaco causará 40 milhões de mortes por tuberculose até 2050, diz estudo

Os males pulmonares causados pelo fumo podem causar 18 milhões de casos adicionais e mais 40 milhões de mortes por tuberculose até 2050, segundo um estudo publicado na edição do British Medical Journal (BMJ).
As estimativas foram feitas a partir de um modelo matemático sobre as tendências do tabagismo e o impacto do fumo no aumento do risco de tuberculose.
Segundo a pesquisa, a África, o leste do Mediterrâneo e o sudeste da Ásia terão o maior aumento de casos de tuberculose vinculados ao tabagismo.
"Reduzir agressivamente a prevalência do tabagismo pode reduzir as mortes de tuberculose relacionadas ao tabaco em 27 milhões até 2050", segundo o artigo, chefiado por Sanjay Basu, da Universidade da Califórnia em San Francisco.
Fonte: AFP

Substância presente na maconha pode diminuir dor de quimioterapia

Uma substância presente na maconha pode ajudar a diminuir a dor em pacientes que recebem remédios de quimioterapia contra câncer, segundo um estudo da Escola de Farmácia da Universidade Temple, nos Estados Unidos. A pesquisa foi divulgada na publicação científica "Anesthesia and Analgesia".
Os pesquisadores usaram animais para testar o canabidiol, o composto químico mais comum encontrado na planta que fornece material para a maconha.
Segundo a cientista Sara Jane Ward, professora-assistente na universidade e principal autora do artigo, a substância preveniu completamente o surgimento das dores causadas pela droga paclitaxel, usada como quimioterapia para tratar câncer de mama.
Para a pesquisadora, uma das vantagens do canabidiol é que a substância não produz efeitos psicoativos como euforia, apetite exagerado e queda na capacidade de cognição. Ward destaca que o canabidiol tem as mesmas vantagens da maconha, mas sem os efeitos ruins.
Ela pesquisa há anos a relação dos sistemas dentro do cérebro com o uso de maconha. Segundo a pesquisadora, os cientistas estão interessados há muito tempo na possibilidade do canabidiol também servir como uma opção terapêutica.
Nos modelos em animais, essa segunda aplicação do canabidiol foi comprovada, pois reduziu a atividade do tumor, especialmente quando combinada com o placitaxel. Segundo Ward, existem 10 testes clínicos sendo realizados nos Estados Unidos com o canabidiol para uma série de pesquisas como dependência da maconha, distúrbios alimentares e esquizofrenia.
Ela aposta nesse costume para pedir os testes clínicos necessários para que o canabibiol possa, no futuro, virar uma opção disponível a pacientes para amenizar a dor causada por remédios usados no combate ao câncer.
Fonte: G1

SUS terá tratamento preventivo para hemofílico até fim do ano, diz governo

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer tratamento preventivo para hemofílicos de todo o país a partir de dezembro, segundo informações do Ministério da Saúde. Atualmente, os hemocentros atendem por demanda e distribuem fator coagulante no caso de acidentes.
O país tem 11 mil hemofílicos, de acordo com o Ministério da Saúde. Essas pessoas quase não têm o fator de coagulação do sangue, uma proteína que o organismo produz para conter hemorragias.
"Nós estamos, a partir de dezembro, garantindo para todos os hemofílicos do Brasil o tratamento profilático. Estamos garantindo. Estou dizendo isso por quê? Porque eu tenho licitado e, dessa licitação de 680 milhões de unidades, 400 milhões contratadas com a indústria”, disse Guilherme Genovez, coordenador de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde alega que teve dificuldades para comprar o remédio no exterior, mas que a rede pública passará a receber 50 milhões de doses por mês.
O tratamento profilático com a aplicação preventiva do fator coagulante é considerado pela comunidade científica de eficiência máxima, o que levaria o hemofílico a ter uma vida praticamente normal. Pelas leis brasileiras, não se pode comprar esse tipo de medicamento em farmácia. O Estado detém o monopólio da distribuição.
A distribuiçao do fator coagulante para tratamento profilático é uma cobrança do Ministério Público. "Hoje, o Ministério da Saúde já finalizou diversos pregões, diversas licitações e tem remédio mais do que suficiente. Entretanto, não sei por que, essa política pública não é implementada. O remédio não chega na ponta. O remédio não chega nas pessoas. Eu entendo que isso é ineficiência da gestão”, aponta o procurador Marinus Marsico.
"O Estado assina uma sentença de morte aos hemofílicos", completa Marinus Marsico, procurador do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU). Para ele, o Brasil teria condições imediatas de salvar todos os hemofílicos.
Conforme a Federação Brasileira de Hemofilia, o tratamento preventivo desde a infância garante às crianças a inserção social e as condições necessárias para o desenvolvimento.
Para o hemofílico, uma simples queda pode levar à morte. "Um caiu da bicicleta, se machucou e morreu no hospital com hemorragia. O outro também morreu por causa da hemofilia", diz o aposentado Edileno Moreira sobre os irmãos, que eram hemofílicos.
Até o começo deste ano, o Distrito Federal distribuía o fator coagulante para tratamento profilático, o que atraia pessoas de todo país para Brasília. Mas um novo protocolo do Ministério da Saúde limitou as remessas em três doses por paciente.
Há sete anos Patrícia, que mora na Bahia, vai para Brasília pegar remédios para o filho pequeno, que é hemofílico. Mas, com a nova portaria, passou a ter dificuldades.
A hematologista Jussara Santa Cruz de Almeida questiona a limitação. "E o medo de perder a medicação? Mas é um medo, é um pânico. Tem mãe que usa um artifício assim: mesmo quando não tinha o medicamento em outras épocas, ela punha a caixinha vazia para o menino saber que tinha, porque isso era uma segurança. Então, para que eu vou limitar?"
G1, em Brasília, com informações do Bom Dia Brasil