terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PDT e DEM podem formar aliança para disputar prefeitura de Aquidauana


Com a presença do deputado estadual Felipe Orro (PDT) e do empresário Odilon Ribeiro, pré-candidato a prefeitura de Aquidauana pelo PDT, os democratas realizaram uma reunião na noite do último sábado (25), na residência de um militante.
O assessor do deputado federal Luiz Henrique Mandetta, Rui Spínola, participou do evento e aproveitou para agradecer o apoio ao pré-candidato, em Aquidauana e a presença do deputado estadual Felipe Orro.
Após serem oficialmente reconhecidos como membros do Democratas, esta foi a primeira reunião dos filiados, que abordaram assuntos ligados as eleições de 2012, além de tomarem conhecimento do estatuto do partido.
Filiados
O presidente do diretório municipal, Rui de Albuquerque, apresentou os filiados que terão os nomes analisados como pré-candidatos na convenção municipal do DEM.
Rui Spínola justificou que Mandetta não estava presente por estar em Campo Grande para apresentação de Emendas Parlamentares.
Compromisso
Odilon Ribeiro disse durante a reunião que tem a esperança de contar com o apoio dos Democratas para vencer as eleições de 2012.
Felipe Orro ressaltou que acredita na parceria e recordou o compromisso do deputado Mandetta de que estaria junto com o candidato escolhido pelo PDT de Aquidauana para as próximas eleições.

PV decide em março se terá candidatura própria


De acordo com Bluma, durante o mês de março o partido deverá realizar um primeiro encontro em Campo Grande. “Primeiro para decidirmos se teremos candidatura própria, ou não. Porque, se entendermos que é importante que o partido tenha uma candidatura própria, se o coletivo entender que é bom para a eleição termos uma candidatura própria, aí nós partimos para defender um nome dentro do partido para apresentar”, explicou.
Caso o partido entenda que não terá condições de lançar candidato próprio passará a analisar quem de fato é candidato e quais as possibilidades para coligar. “É um quadro ainda instável ao se falar em candidatura. Na verdade, infelizmente o que aconteceu é que estardaram esta eleição com mais de um ano de antecedência”, avaliou.
Nomes
O Presidente do PV não informou possíveis nomes, mas acredita ser natural, caso o partido escolher lançar candidatura própria, que seja um dos cotados para o pleito eleitoral. “É natural que o meu nome seja lembrado para isso, mas nós estamos fazendo passo a passo”.
Bluma enfocou que o partido vai por etapa.  “Primeiro acho que temos que discutir internamente”.
Para Bluma, este é um processo que precisa ser de convencimento. “Nós estamos vendo, têm pré-candidaturas que foram colocadas, que o próprio partido não está unido, abraçando. E é muito desgastante porque isso é público”.
“Eu vejo este processo de uma forma diferente. Primeiro, acho que o PT conseguiu fazer isso, o Vander conseguiu fazer, de todos que estão colocados aí. Eu acho que o Vander conseguiu fazer isso. Sentou, trouxe todo mundo e parte unificado. Perfeito. Porque é um processo de convencimento. Você não pode impor a sua opinião aos companheiros”, ponderou Bluma.

PMDB não leva em consideração ficha de candidato, lamenta Marquinhos


O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) lamentou hoje o fato de não ser determinante para o PMDB a ficha dos políticos na hora de escolher o candidato a prefeito de Campo Grande. Segundo ele, o partido tem certeza que a “força dos seus principais líderes” será suficiente para eleger o próximo prefeito da Capital, em outubro.
Hoje, a sigla está dividida entre três pré-candidaturas. Lutam para virar o representante do grupo do governador André Puccinelli (PMDB) e do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) na eleição os deputados federais Edson Giroto (PMDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), além do vereador Paulo Siufi (PMDB).
Dos três, Giroto vem se destacando na imprensa estadual e até nacional por conta de processos judiciais, tanto na área cível quanto penal. Agravou sua situação depoimento em juízo do filho do governador, André Puccinelli Júnior, o relacionando com autor de fraude para prejudicar a reeleição do deputado estadual Semy Ferraz, nas eleições de 2006.
Já a imprensa nacional o relacionou com obras irregulares tocadas em rodovias federais que cortam Mato Grosso do Sul. Justamente por conta da suspeita, ele foi descartado para assumir o lugar do senador Alfredo Nascimento (PR-AM) no comando do Ministério dos Transportes. Na época filiado ao PR, o partido chegou a sugerir o nome de Giroto, mas a presidente Dilma Rousseff afastou a possibilidade por causa dos processos que o parlamentar responde.
“Infelizmente o partido não leva em consideração a vida passada dos correligionários na hora de escolher o candidato”, lamentou Marquinhos Trad. Para ele, a proximidade do governador com Giroto será determinante para ele virar o candidato do PMDB a prefeito da Capital. “Ele (Giroto) vai ser o escolhido”, apostou.
Ainda segundo Marquinhos, o PMDB está convicto que a força de suas principais estrelas será suficiente para vencer a eleição na Capital. “Não interessa quem será o escolhido, eles acreditam que vão eleger qualquer um”, comentou. Hoje, o partido está a frente do Governo do Estado e da prefeitura da Capital, maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul. Puccinelli, antes de virar governador, administrou a Prefeitura de Campo Grande e encerrou o mandato com recorde de popularidade, garantindo peso eleitoral no município.
Defesa
Por outro lado, o líder do PMDB na Assembleia, deputado Eduardo Rocha, saiu em defesa de Giroto. “Acredito na inocência dele”, declarou. O deputado aproveitou ainda para lembrar que outro pré-candidato a prefeito da Capital também enfrenta processos na Justiça e, por isso, não poderão atacar Giroto em eventual campanha. “A população é quem vai julgar quem é o melhor”, frisou.
Indagado se a pressão cada vez maior da população no sentido de cobrar conduta exemplar dos detentores de cargos públicos poderá fragilizar a pré-candidatura de Giroto, Rocha reforçou acreditar na inocência do deputado e repetiu sobre o envolvimento de outro pré-candidato em processos judiciais.

PSB pode apoiar Bernal na Capital e indicar vice


O deputado estadual Lauro Davi (PSB) anunciou hoje apoio à pré-candidatura do também deputado estadual Alcides Bernal (PP) a prefeito da Capital. Em 15 dias, ele pretende reunir seu grupo político para traçar estratégia a fim de construir a aliança com o PP em Campo Grande. Bernal manifestou contentamento com a possibilidade e deixou em aberto a chance de abrir a vaga de vice para o PSB.
“Vou fazer debate com a minha turma para a gente caminhar com o Alcides Bernal”, disse Lauro Davi. Segundo ele, fazem parte de seu grupo político oito pré-candidatos a vereador. O próximo passo, segundo ele, seria tentar emplacar a proposta no diretório municipal e depois no regional.
Para o deputado, o nome de Bernal é a melhor opção por ter “apelo popular”. “Pelas pesquisas que vi, ele conta com o apoio da população”, frisou. Outro ponto que o motivou a defender aliança com o progressista é a vontade de ver renovação na Prefeitura de Campo Grande, administrada a mais de duas décadas pelo PMDB. “Passou da hora de renovar, renovação dá um novo dinamismo às gestões”, comentou.
Questionado sobre a possibilidade de contar com o apoio do PSB, Bernal só comemorou. “Seria muito interessante”, disse. Ele, inclusive, afirmou estar aberto para negociar participação do partido na chapa majoritária e em eventual administração.

Fetems espera que 80% dos professores participem de paralisação nacional em março


O presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul)  Roberto Botareli disse na tarde desta quinta-feira (16) durante uma reunião na ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) que espera que 80% dos profissionais da educação parem na greve nacional dos dias 14, 15 e 16 de março.
“A classe precisa se mobilizar para conseguir que o Governo do Estado cumpra a determinação de 1/3 (um terço) da carga horária para o planejamento de aula. No município de Três Lagoas, onde já é aplicada, houve uma significativa redução de professores com atestado médico e fora das salas de aula”, declarou Botareli.
Roberto disse ainda que a mobilização é fundamental para que as ruas de Campo Grande e dos municípios sejam tomadas e que o poder público entenda que a valorização profissional é o caminho para a conquista de uma educação pública de qualidade.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ingerir uma laranja por dia parece reduzir o risco de AVC em mulheres


As flavononas, nutrientes encontrados em laranjas e outras frutas cítricas, parecem reduzir o risco de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) em mulheres adultas. Esta é a constatação de pesquisadores da Universidade de East Anglia (Norwich, inglaterra), após analisarem informações nutricionais de aproximadamente 70 mil mulheres do Nurses Health Study (estudo de saúde das enfermeiras).Este estudo acompanhou estas mulheres por um período médio de 14 anos.
O AVCI é causado pela obstrução das artérias cerebrais, sendo uma das principais causas de morte em nosso país.As mulheres com os níveis mais altos de flavanonas em sua dieta apresentaram uma redução do risco relativo de um AVCI na ordem de 19%, quando comparadas com as mulheres que ingeriram menores quantidades de flavanonas. O benefício preventivo das frutas cítricas em relação ao AVCI não parece relacionar-se com a presença da vitamina C.
A maioria das flavanonas consumidas pelas mulheres do estudo foram provenientes de laranjas ou suco de laranja (63%), no entanto, comer a fruta inteira provavelmente seja a melhor maneira de aumentar o consumo de flavononas. "Devido ao maior teor de flavanonas das frutas cítricas, e também, o teor de açúcar dos sucos de frutas comerciais, recomendamos um aumento preferencial da ingestão das frutas cítricas", disse o Dr. Aedín Cassid, pesquisador principal do estudo.
As flavanonas são um dos seis tipos de flavonoides, os quais conferem inúmeros benefícios nutricionais e preventivos. Após a análise dos relatórios dietéticos fornecidos pelas participantes do estudo a cada quatro anos, os pesquisadores observaram grandes variações na ingestão de flavonoides: 97 até 761 mg por dia, em média.O chá foi o maior contribuinte para os níveis de flavanoides, seguido das maçãs, laranjas ou suco de laranja.Diferentemente das flavononas, a ingestão total de flavonoides não associou-se a uma redução do risco de AVCI.
Fonte: Journal of the American Heart Association

Piso nacional do magistério de 2012 é definido em R$ 1.451


O Ministério da Educação (MEC) definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. Conforme determina a lei que criou o piso, o reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no mesmo período.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado.
Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Alguns governos estaduais e municipais criticam o critério de reajuste e defendem que o valor deveria ser corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), como ocorre com outras carreiras.
Na Câmara dos Deputados, tramita um projeto de lei que pretende alterar o parâmetro de correção do piso para a variação da inflação. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março com o objetivo de cobrar o cumprimento da Lei do Piso.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dicas para quem vai viajar e encarar longas horas na estrada


A maioria das pessoas vive sob estresse durante todo o ano e descansar nem sempre acontece facilmente para muitos. Ainda há muita resistência para se dar o direito de não fazer nada. Muitos médicos diagnosticaram a chamada “síndrome das férias”, que depois de um longo tempo sem parar a rotina do dia a dia, a pessoa cai doente assim que se sente desobrigada do "corre-corre” diário. O organismo acaba adoecendo e pode muitas vezes ocorrer a síndrome do final das férias, quando o corpo depois de um tempo relaxado, ressente que vai retomar a correria cotidiana novamente.
O corpo é um termômetro muito sensível ao que se passa no nosso universo emocional. É ele quem dá o alarme, pois geralmente represamos sentimentos e temos dificuldades em dizer não. Com isso criamos um dique que vai ser rompido no organismo. Todos esses sentimentos represados podem ser transformados em doenças, muitas delas consideradas psicossomáticas. Ou seja, aparecem no corpo quando a alma e a cabeça não estão bem. Lembre-se sempre que os alimentos do corpo também nutrem a alma.
Dicas para quem vai viajar e encarar longas horas na estrada
Não confie em se alimentar em postos de beira de estrada, pois nessa época do ano as estradas permanecem cheias e os engarrafamentos podem atrapalhar as previsões feitas com as paradas de alimentação. Por isso leve no carro muita água, lanchinhos leves (frutas secas, castanhas e nozes, polenguinho, barrinhas de cereais, etc.) e frutas. Se tiver com criança no carro, é muito importante mantê-la sempre hidratada.
Lembre-se que o estômago vazio pode provocar irritação em muitas pessoas. Isso pode gerar mau humor durante a viagem, portanto não se esqueça de levar os lanches e comer num intervalo de duas a três horas, principalmente em caso de viagens longas.
Se estiver viajando de ônibus para longas distâncias, lembre-se que a cada três horas são feitas as paradas, e nem sempre os postos de serviços são confiáveis. Prefira fazer lanches mais leves, evite frituras e gorduras em excesso ou alimentos que possuam maionese, pois essa se deteriora rapidamente e pode causar uma intoxicação alimentar séria.
Se você conhece bem seu organismo, saiba respeitá-lo, pois muitas vezes pode favorecer a formação de gases, principalmente se ingerir muitos grãos como: feijão, ervilha, grão-de-bico, etc. Associar bebidas gasosas como refrigerantes, água com gás e cerveja pode resultar em “combustão” e ser bem desagradável.
Se você sente enjoos durante a viagem, tome somente água sem gás. Use um antiemético ("antienjoo") como o Plasil, que alivia o enjoo e proporciona relaxamento. Porém, não use se você for o motorista, pois pode causar sonolência.
No verão use e abuse de frutas e sucos
Nessa época do ano, as frutas que estão em alta são:
Abacaxi, banana nanica, coco verde, figo, maracujá, melão amarelo, melancia, uva itália e uva niágara.
Frutas em início ou fim de safra:
Abacate, banana maçã, goiaba, mamão formosa, manga, pêra estrangeira e pêssego.
Como você está em período de férias não se esqueça de deixar o estado de espírito em alta.
Mesmo com engarrafamentos, filas, eventual falta de água no litoral, restaurantes cheios, praias lotadas, serviços demorados... não se esqueça que tudo isso faz parte do período de férias. Apesar disso tudo, aproveite essa oportunidade para relaxar mesmo!
*Fonte:uol/vyaestelar

Idosos com dieta calórica têm risco alto de perda de memória, diz estudo


Pesquisadores dos Estados Unidos sugerem que pessoas com idade a partir de 70 anos que consomem entre 2.100 e 6 mil calorias por dia têm um risco maior de perda de memória – classificada como Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).
O estudo divulgado nesta segunda-feira (13) e que será apresentado na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em abril. A pesquisa envolveu 1.233 pessoas com idades entre 70 e 89 anos e livres de demência. Deste total, 163 tiveram MCI.
O MCI é o estágio entra a perda normal de memória, que ocorre devido ao envelhecimento das pessoas, e a doença de Alzheimer.
Procedimentos
Os participantes relataram em um questionário alimentar a quantidade de calorias ingeridas e foram divididos em três grupos com base em seu consumo calórico diário.
Um terço dos participantes consumiam entre 600 e 1.526 calorias por dia, um terço entre 1.526 e 2.143 calorias e um terço entre 2.143 e 6 mil calorias. As chances de ocorrer o MCI mais que duplicaram naqueles que consumiam altas taxas calóricas. “Cortar calorias e comer alimentos saudáveis são maneiras mais simples de evitar a perda da memória à medida que envelhecemos”, afirmou Yonas Geda, autor do estudo.
Fonte: G1

Andar lento pode prever Alzheimer em pessoas acima de 60 anos, diz estudo


A velocidade com que um indivíduo caminha pode dar pistas sobre a probabilidade do aparecimento de demência em um período mais avançado da vida, afirma um estudo conduzido por pesquisadores americanos.
Ainda segundo a equipe, as chances de um derrame também podem ser indicadas pela firmeza da empunhadura.
O estudo segue o caminho de outras pesquisas que também indicaram conclusões semelhantes.
Uma pesquisa publicada em 2009 no British Medical Journal observou uma "forte associação" entre caminhar lentamente e morrer de ataque cardíaco ou outros problemas cardíacos.
Mais recentemente, outro artigo no Journal of the American Medical Association sugeriu uma relação entre caminhar mais rápido após os 65 anos de idade e viver mais.
Na última pesquisa, coordenada pela especialista Erica Camargo, do Boston Medical Center, os pesquisadores registraram imagens do cérebro, a velocidade da caminhada e a firmeza da empunhadura de 2.410 pessoas com idade média de 62 anos de idade.
Ao cabo de onze anos, 34 haviam desenvolvido demência e 79 haviam tido um derrame.
Segundo os pesquisadores, as velocidades mais baixas de caminhada estavam relacionadas a um maior risco de demência, enquanto uma empunhadura mais forte coincidiu com chances mais baixas de derrame.
Camargo indicou que o estudo pode servir de base para testes simples para prever o risco de demência ou derrame, que podem ser feitos por médicos no próprio consultório.
"Precisamos de mais estudos para entender por que isto acontece, e para saber se alguma doença preexistente pode ter causado a lentidão da caminhada ou a diminuição da força física", afirmou.
Reações
As conclusões foram apresentadas no encontro anual da Academia de Neurologia e ainda precisam ser publicada sob o selo de uma revista acadêmica, após a revisão da comunidade científica.
O estudo foi bem recebido por dois especialistas britânicos ouvidos pela BBC. Entretanto, ambos enfatizaram a necessidade de mais estudos para encontrar uma explicação para estas relações.
"Antes que as pessoas comecem a prestar atenção em um apertar de mãos ou a velocidade de cruzar a rua, precisamos de outras pesquisas para entender as razões e os fatores envolvidos", disse Anne Corbett, diretora de Pesquisas da organização britânica Alzheimer Society.
"A boa notícia é que há muitas que podem ser feitas para evitar o risco de desenvolver demência: adotar uma dieta equilibrada, não fumar, manter o peso, se exercitar regularmente e checar regularmente a pressão sanguínea o nível de colesterol."
Para Sharlin Ahmed, diretor da organização Stroke Association, para o estudo de derrames, se trata de um "estudo interessante", mas ainda são necessários mais dados.
"Cerca de um terço das pessoas que sofrem derrame ficam com algum tipo de sequela física, incluindo fraqueza nas mãos e dificuldades de andar. Mas é a primeira vez que vimos uma pesquisa que analisa a presença de sintomas relacionados antes de um derrame", afirmou.
"É um estudo interessante, mas precisamos de mais pesquisas antes de concluir que a força de uma empunhadura ou a velocidade de uma caminhada possam determinar os riscos de derrame."
BBC Brasil

Pesquisa revela principais causas da dor de cabeça


O estresse, a fome e o esforço visual são as principais causas de dor de cabeça segundo pesquisa. O estudo foi feito pela Neosaldina e mostrou que os consumidores estão informados e conseguem identificar as causas para sua dor de cabeça, inclusive as menos óbvias, como problemas de postura e excesso de sol. Apenas 7% dos entrevistados respondeu que desconhecia a causa de seu incômodo.
A pesquisa revelou que 47% dos entrevistados indicaram o estresse e as tensões psicológicas como as principais causas da dor de cabeça nas grandes cidades. Em seguida e quase empatados vêm a TPM, a gripe e o resfriado (11%) e o esforço visual e causas relacionadas à qualidade ou quantidade de sono (10%). Para um número reduzido de pessoas, a fome e a tensão física (8%), o excesso de álcool (7%), os fatores externos, como luz, barulho e poluição (6%), os problemas de postura e coluna (6%) e o excesso de sol (4%) também são desencadeadores da dor de cabeça.
O levantamento foi feito pela empresa Claudia Checchia, consultoria especializada em pesquisa de mercado, e entrevistou cerca de três mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Goiânia.
Terra

Falta de sono pode prejudicar a memória anos depois, aponta estudo


A quantidade e a qualidade do sono de uma pessoa podem interferir na função da memória anos mais tarde, segundo pesquisa feita pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, a ser apresentada na 64ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, entre os dias 21 e 28 de abril, na cidade de Nova Orleans.
Segundo o autor Yo-El Ju, membro da academia, o estudo estabelece bases para investigar se a melhora do sono pode ser uma estratégia futura para prever, evitar ou retardar doenças degenerativas como o Alzheimer. “Um sono interrompido parece estar associado ao acúmulo de placas amiloides (marcador característico do Alzheimer) no cérebro de pessoas sem problemas de memória", disse Ju.
Os pesquisadores testaram o padrão de sono de 100 pessoas livres de problemas cognitivos com idade entre 45 e 80 anos. Metade do grupo tinha históricio familiar de Alzheimer. Um dispositivo foi colocado nos participantes por duas semanas para medir o descanso deles. Também foram analisados diários de sono e respostas a questionários.
Passada essa fase, os cientistas descobriram que 25% dos voluntários tinham evidências de placas amiloides, que podem aparecer anos antes dos sintomas do Alzheimer. O tempo médio gasto na cama pelas pessoas foi de oito horas, mas o período de sono médio foi de 6,5 horas, devido a despertares curtos durante a noite.
A pesquisa também revelou que os participantes que acordavam mais de cinco vezes por hora eram mais propensos a ter um acúmulo de placas amiloides. Além disso, quem dormia de forma "menos eficiente" tinha mais risco de ter esses marcadores iniciais de demência do que aqueles que dormiam de maneira eficaz. Em outras palavras, os indivíduos que gastaram menos de 85% do tempo na cama realmente dormindo eram mais favoráveis a apresentar os marcadores. "A associação entre o sono interrompido e as placas amiloides é intrigante, mas as informações do atual estudo não podem determinar uma relação de causa-efeito ou a direção dessa relação", afirmou Ju.
De acordo com o autor, são necessárias pesquisas de longo prazo, seguindo o sono de pessoas por anos, para determinar se um descanso interrompido leva ao depósito dessas proteínas que bloqueiam e matam os neurônios, ou se as alterações cerebrais no Alzheimer precoce é que conduzem a alterações ao dormir.

Cantor sertanejo Zezé di Camargo aproveita férias em Corumbá


Corumbá está definitivamente incluída no roteiro de férias do cantor sertanejo Zezé di Camargo, tanto que a reportagem o encontrou hospedado no Hotel Nacional, antes de seguir viagem para o Pantanal. Ao Diário, o cantor explicou sua paixão pela região do Pantanal. "Sempre que estou de férias, venho a Corumbá, todos sabem que sempre estou por aqui, principalmente nas férias, no período que tiramos para descansar. Neste ano, comecei minhas férias no dia 1º de fevereiro e só retorno com os shows no dia 28 de fevereiro", afirmou o cantor.
Zezé disse que gosta de uma boa pescaria e que apesar de a pesca estar proibida até o final deste mês, o pesque e solte também é uma boa opção, pois é um dos seus esportes preferidos. "Venho para a cidade pelo menos três vezes por ano para pescar, desço a ladeira, pego o barco e subo o leito do rio Paraguai, a uns 300 quilômetros da cidade. Sou figurinha carimbada em Corumbá", brincou Zezé.
Durante a conversa, o cantor pode até comentar sobre os projetos para 2012, em parceria com o irmão, Luciano. "Já temos um trabalho pronto. Eu e meu irmão vamos lançar o DVD da dupla em março, além do CD novo, que inclusive tem uma música que já lançamos este mês no BBB, com o Pedro Bial, que se chama ‘Sonho de amor', foi um bom começo para 2012, com divulgação nacional", mencionou.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PSB deve caminhar com o PT em 2014, diz deputado


Levando em conta o atual cenário político, o deputado estadual Lauro Davi - único representante do PSB na Assembleia Legislativa - declarou que o partido deve romper aliança com o PMDB e apoiar o PT na corrida pela sucessão do governador André Puccinelli (PMDB), em 2014. Para ele, a aliança em nível nacional com os petistas será determinante na hora de escolher o rumo da sigla nas eleições.
“Com certeza deveremos apoiar o PT. Hoje, o pré-candidato do partido (senador Delcídio do Amaral) estaria eleito”, apostou o deputado. “Na esfera nacional, já somos aliados”, emendou.
Indagado se a sucessão do prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), deverá determinar a decisão, Lauro Davi afastou a influência de interesses pessoais no momento de definir o destino do partido em 2014.
Depois de anos de aliança com o PMDB, Murilo vem se aproximando dos petistas no segundo maior colégio eleitoral do Estado. Em março, o partido pretende ratificar o apoio à reeleição do prefeito. Por outro lado, o PMDB local promete anunciar o nome do pré-candidato para enfrentar Murilo. 

Março promete ser mês de importantes definições políticas em MS Março promete ser mês de importantes definições políticas em MS


Passado o feriadão de carnaval, os partidos começam a intensificar as articulações políticas e a promessa é anunciar definições importantes a partir de março. Entre as decisões mais esperadas, está a divulgação do nome do candidato a prefeito pelo PMDB na Capital. Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), a escolha entre os deputado federais Edson Giroto (PMDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o vereador Paulo Siufi (PMDB) não passará deste mês.
A disputa, no entanto, segue tumultuada. Siufi desconfia de “manobras” para emplacar de qualquer jeito a candidatura de Giroto, preferido do grupo do governador para entrar na batalha eleitoral. O deputado, contudo, segue com o discurso de que pesquisas qualitativas e quantitativas vão determinar a escolha do candidato. Mandetta, por sua vez, corre por fora. A esperança dele é arrastar o PSDB e o PPS para a coligação de André e assim conseguir emplacar seu nome na corrida eleitoral. Diante de tanto desencontro, Siufi não descarta a possibilidade de o partido adiar a definição.
Principal rival do PMDB em nível estadual, o PT já definiu o deputado federal Vander Loubet como pré-candidato e reserva o mês de março para dar largada à visita nos bairros da cidade a fim de ouvir as principais demandas da população para montar o plano de governo. Dia 16, inclusive, o partido planeja evento político, em Campo Grande, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio. Já na próxima semana, Vander pretende iniciar visitas a entidades para buscar sugestões e incluí-las nas metas de governo.
Dourados
Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Dourados é outro município onde o cenário eleitoral começará a ser definitivamente desenhado a partir de março. Segundo o deputado federal Geraldo Resende, pré-candidato a prefeito pelo PMDB, em reunião da executiva municipal, o partido decidiu encomendar de instituto nacional pesquisa qualitativa e quantitativa para nortear a escolha do candidato ainda no próximo mês. Além de Resende, disputam a vaga o deputado federal Marçal Filho e a vereadora Délia Razuk.
Por outro lado, o governador tenta manter viva a esperança do prefeito Murilo Zauith (PSB) de reeditar aliança no município. Ele teme perder para o PT o apoio do PSB na corrida pela sucessão estadual, por isso, vem frisando ter tempo até as convenções partidárias, em junho, para definir o rumo do PMDB em Dourados.
O PT também marcou para março plenária para decidir o destino do partido na eleição. Nos bastidores, no entanto, é dada praticamente como certa a continuidade da aliança com Murilo.
Corumbá
Em Corumbá, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, a promessa do PT é finalmente anunciar consenso em torno da pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Paulo Duarte. Favorito na disputa, conforme pesquisas, ele vem encontrando resistência por parte de alguns vereadores para ratificar seu nome na disputa. Eles tentam conquistar garantias de participação no governo e espaço na chapa majoritária, mas Duarte vem sinalizando querer liberdade para escolher, em eventual vitória, sua equipe de governo.
Enquanto o PT tenta se entender, os demais partidos seguem sem rumo no município. O PMDB não tem nome forte para entrar na corrida eleitoral e, por isso, o governador André Puccinelli "jogou a toalha" no município. O PP, por sua vez, tenta emplacar o vereador Evander Vendramini, mas, diante do favoritismo de Duarte, a pré-candidatura vem perdendo força.

Mandetta vence enquete sobre corrida pela sucessão da prefeitura da Capital Mandetta vence enquete sobre corrida pela sucessão da prefeitura da Capital


Com 33,67% da preferência do leitor do jornal Midiamax, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) venceu enquete sobre a corrida pela sucessão da Prefeitura de Campo Grande. A vantagem do parlamentar é de pouco mais de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), que figura com 23,69%, das intenções de voto.
O pré-candidato petista, deputado federal Vander Loubet, conta com 13,05% da preferência dos leitores contra 9,5% do deputado federal Edson Giroto (PMDB), candidato da preferência do governador André Puccinelli (PMDB). Em quinto lugar, surge o deputado estadual Alcides Bernal (PP), com 7,82% das intenções de voto.
Entre os 10 pré-candidatos relacionados pelo Midiamax, quem menos atraiu apoio foi Eliseu Amarilha (PSDC), que aparece na enquete com menos de 1% das intenções de voto. O ex-suplente de senador Antonio João Hugo Rodrigues (PSD) obteve a preferência de 2,01% dos leitores, atrás do vereador pelo PPS, Athayde Nery (2,5%); do presidente regional do PDT, Dagoberto Nogueira (2,62%) e do vereador pelo PMDB, Paulo Siufi (4,32%).
Participaram da enquete do Midiamax, realizada de 10 a 17 de fevereiro, 5.117 leitores. A pesquisa não possui metodologia científica, mas utiliza-se do sistema “captcha”, que inibe a votação por mais de uma vez no mesmo computador.
Mandetta, o vencedor da enquete, luta para ser o indicado do grupo do governador e do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) para entrar na disputa eleitoral. Ele concorre com Giroto e Siufi. A promessa de Puccinelli é escolher o candidato até o final de março.

Diretor confirma que UTIs do HR ainda não estão prontas para funcionar


Na inauguração de 25 de novembro de 2011, o diretor-regional Ronaldo Perches, chegou a dizer que “a partir da próxima semana, o Hospital Regional coloca em funcionamento os novos setores”, sem especificar quais aqueles que não estavam prontos. Ou mais, “após a sua inauguração em novembro, o Hospital Regional contará com um dos maiores Centros de Terapia Intensiva do Brasil”.
A declaração foi feita no contexto do funcionamento geral das novas UTIs, de acordo com as publicações oficiais. A reforma foi inaugurada pelo governador em pessoa, ao lado da secretaria de Saúde, Beatriz Dobashi, e de Perches.
Como o prazo de funcionamento passou, mesmo o posterior, que falava em “60 dias depois da inauguração” ou “início de 2012”, a reportagem procurou saber, detalhadamente, junto ao diretor-geral do HR, qual seria o verdadeiro cronograma de funcionamento das UTIs.
A realidade mostrou que a coisa não é bem do jeito que foi mostrada.
Desaparelhadas, várias as alas inauguradas da UTI Adultas estavam desertas pelo menos até 2 de fevereiro, quando a reportagem do Midiamax já havia exibido imagens de salas novas e vazias, por um tempo muito superior ao informado na propaganda oficial.
Perches detalhou a real situação das UTIs depois de questionado 
Questionado, em evento publico, antes do carnaval, o diretor-geral do HR relatou a situação geral das UTIs, responsabilizando fornecedores pelos atrasos.
Em relação ao Complexo Materno Infantil, Perches assegurou, literalmente,que ainda falta equipamentos.

"Nós temos dois espaços importantíssimos: o centro cirúrgico, com três salas, e três salas de parto. Esses não estão funcionando em sua plenitude, não é por falta de médico, nem de profissionais. É porque as camas cirúrgicas, compradas, a empresa pediu três prorrogações para entregar. Chegou semana passada. Os aparelhos de anestesia que você está adquirindo também não foram entregues”, garantiu.
Resumindo, o diretor-geral disse que “no Complexo Materno Infantil, as unidades intermediárias de UTI funcionam plenamente e o Canguru praticamente começa a semana que vem (agora). O Centro Obstétrico e o Centro Cirúrgico ainda não, a previsão vai mais uns trinta ou sessenta dias, estritamente pela falta de alguns equipamentos importantes, já comprados e que não foram entregues em tempo hábil".

“Então nós temos, hoje, uma ilha funcionando”

Perches fala das “ilhas”, compartimentos, que, segundo o governo do MS, serão lugares especiais, dentro da UTI, destinadas a abrigar tratamentos diferenciados.
“Nós temos quatro ilhas de 10 leitos. A primeira ilha foi a transferência da própria UTI que já existia”, afirmou Perches.
“A segunda ilha – continuou -  a equipe está pronta, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e o que aconteceu? Compramos 20 camas Fawler, elétricas, da Striker, que é a melhor do mercado, e a empresa pediu três ou quatro prorrogações para a entrega por causa das férias do final de ano”.
Na realidade, a conclusão do diretor foi mais esclarecedora. “Então nós temos hoje, uma ilha funcionando ( a que já existia e foi transferida). A equipe pronta, chegando os equipamentos, os monitores, já comprados, e as camas, entra a segunda”, afirmou Perches.
Faltava esclarecer a destinação de mais duas ilhas, as da UTI Adulto.

“A terceira ilha está recebendo toda a quimioterapia de adulto, que é paciente grave, uma vez que a quimioterapia lá embaixo está sendo reformada para ampliar a hemodiálise, e assim que estiver pronto (a reforma), nos vamos fazer outro módulo  – a ilha do paciente de grandes cirurgias”, dise Perches.

Ou seja, a quimioterapia foi para o lugar da futura UTI porque o setor de hemodiálise, em reforma, ocupou o espaço da quimio.

Segundo a secretária Beatriz Dobashi, o hospital Regional vai também assumir a referência estadual em neurologia clínica, a ser instalada em outra ilha da UTI.
“Mas só fará isso depois que a obra de ampliação da hemodiálise ficar pronto dentro de 90 dias, 120 dias no máximo, porque os pacientes estão ocupando um espaço que futuramente será a enfermaria de referência do acidente vascular encefálico”, disse a secretária.
Segundo Perches, isso deve ocorrer no final do semestre, ou seja, mais quatro meses. Mas antes, a conversa era oficialmente outra, segundo declarações do dia da inauguração, transcritas pela assessoria de comunicação de Puccinelli, e distribuídas para toda a mídia.
“As reformas no HRMS estão incluídas no Plano Diretor de Obras para saúde definido em 2008. Desde então viemos buscando cada vez mais uma saúde de qualidade e estamos conseguindo. Ainda há mais reformas a serem concluídas no Hospital, entre elas as dos vestiários, lavanderia e as obras de ampliação do Pronto Socorro (PAM), que estão previstas para ser entregues no início de 2012”, afirmou a secretária de estado de saúde, Beatriz Dobashi.
“A partir da próxima semana o Hospital Regional coloca em funcionamento os novos setores. As obras de ampliação e a renovação do parque tecnológico mostram que o Hospital se torna cada vez mais uma referência no Estado e também, a preocupação do governo em melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital,” destacou o médico e diretor-presidente do HRMS, Ronaldo Queiroz.